
O Departamento de Qualidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) realizou, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, uma auditoria interna na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho (UIM) — também conhecida como Hospital do Mocambinho, localizada no Piauí. O trabalho teve como objetivo a avaliação diagnóstica dos processos de qualidade. Seguindo assim, as diretrizes da metodologia ONA (Organização Nacional de Acreditação) e as legislações vigentes do setor.
A ação integra as estratégias contínuas da SBCD para o aprimoramento dos serviços prestados. E para a garantia de uma assistência segura, humanizada e eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade conta com a administração da SBCD desde 2023, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). E ela se destaca como uma referência no cuidado integral à população.
Atualmente, o Hospital do Mocambinho oferece atendimentos em dez especialidades médicas: clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, psicologia, ginecologia, gastroenterologia, nutrição e odontologia. Além disso, a unidade também realiza exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, radiologia e ultrassonografia, além de oferecer atendimento odontológico de urgência e emergência.
Outro destaque é o acolhimento a pacientes dependentes químicos, com leitos específicos para homens e mulheres, enfermarias climatizadas e uma ampla área de convivência. Pois proporcionam conforto, dignidade e bem-estar durante o tratamento.
Segundo Jussara Olegário da Costa, auditora do Departamento de Qualidade da SBCD, o resultado da auditoria reflete o empenho coletivo da equipe. “Agradeço a todos os profissionais que direta ou indiretamente participaram deste processo e que, com certeza, estão fazendo a diferença na história da saúde pública piauiense”, destacou.
