SBCD

Atenção Primária à Saúde e Hospital Municipal de Cubatão criam canal direto de contato para atendimento às gestantes

4 set 2025

Dando continuidade à expansão do projeto “Laços de Acolhimento”, de atenção integral e humanizada às gestantes em Cubatão, contato via WhatsApp presta acolhimento às mulheres para esclarecimento de dúvidas, antes e depois do parto

‘Laços de Acolhimento’ é uma iniciativa voltada à humanização da assistência às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cubatão. Desenvolvido pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que administra o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) e a Atenção Primária à Saúde no município, com apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde, o projeto volta-se ao acompanhamento das gestantes o mais próximo possível do início da gravidez. E dessa forma, que elas completem no mínimo sete consultas de pré-natal durante este período.

“Promover o cuidado desde o início da vida é uma missão que envolve compromisso, sensibilidade e ação. Por conta disso, decidimos ir além do atendimento realizado nas Unidades de Saúde. E assim, criar um contato imediato, mais prático e ágil. Para que as gestantes atendidas pelo programa consigam pedir ajuda ou esclarecer dúvidas junto a uma equipe multiprofissional, pronta para atendê-la, seja antes ou depois do parto”, revela Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde de Cubatão.

O contato das gestantes e puérperas com a equipe de atendimento é feito

via WhatsApp, através do número:

(13) 99753-5901, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dessa forma, é possível garantir um melhor acompanhamento e assistência à mãe e ao bebê. Com acolhimento e orientações por parte de uma equipe multiprofissional, desde o pré-natal até o puerpério. “A ideia é ampliar o cuidado com a mulher e o bebê por meio de mais essa forma de contato, rápida e prática. Garantindo que a gestante receba assistência de forma contínua e qualificada”, complementa Fábio Pampolha, gerente Médico da SBCD em Cubatão.

Outras iniciativas fazem parte do programa

Mensalmente, a direção do HMC promove uma visitação guiada às dependências do hospital. Assim, gestantes e acompanhantes podem conhecer a estrutura disponível. Durante a visitação, as convidadas recebem informações sobre como é o procedimento em relação ao trabalho de parto, os cuidados destinados ao recém-nascido, dicas sobre aleitamento materno, entre outras questões.

“A ação visa esclarecer dúvidas e levar mais segurança às gestantes e seus acompanhantes em um dos momentos mais marcantes e significativos na vida do ser humano: a hora do nascimento de um bebê. As visitantes têm a oportunidade de conhecer as instalações do hospital, como alojamento conjunto e sala de parto. Ocorrem, ainda, palestras com os profissionais envolvidos, dentre médicos, enfermeiras obstetras e equipe multiprofissional. E conta também com nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga”, explica Tissiane de Cássia Mestre, gerente materno-infantil do Hospital Municipal de Cubatão.

Ainda segundo Tissiane, outro foco do programa é a conscientização sobre a importância da amamentação e o quanto essa prática faz bem, tanto para a mãe como para o bebê. “Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade. Por isso, realizamos um trabalho permanente de incentivo à prática”, finaliza gerente materno-infantil do HMC.

Ir para o conteúdo