O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Promissão, no interior de São Paulo, realizou o evento “Filho que Ama Leva o Pai no AME”, em alusão ao Novembro Azul. O objetivo foi conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante todo o mês de novembro, diversas atividades foram realizadas no ambulatório em busca de aumentar a conscientização sobre a saúde masculina. O foco foi incentivar os participantes a realizarem exames preventivos, promover discussões sobre saúde do homem e hábitos saudáveis, e fornecer informações sobre tratamentos e cuidados.
Foram distribuídos também materiais informativos, incluindo folhetos educativos sobre câncer de próstata, autocuidado e hábitos saudáveis. Além disso, os participantes puderam realizar aferições de sinais vitais e teste de glicemia, além de participar de sessões interativas de perguntas e respostas.
O programa “Filho que Ama Leva o Pai no AME” contou com a participação ativa de 72 homens, que expressaram satisfação pelas informações recebidas. Após o evento, observou-se um aumento na procura por exames preventivos agendados, o que mostra o sucesso do programa na conscientização sobre a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, dentro de um espaço seguro para discussão e aprendizado.
AME de Andradina
O AME de Andradina, no interior paulista, também promoveu uma campanha em homenagem ao “Novembro Azul”. A equipe do ambulatório realizou uma ação de panfletagem para conscientizar a população masculina sobre a importância da realização de exames preventivos, principalmente em relação ao câncer de próstata.
O evento destacou os principais sintomas da doença, como dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia, diminuição do jato urinário, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. Entretanto, muitos casos iniciais podem ser assintomáticos, o que reforça a necessidade de um diagnóstico precoce.
Durante a ação, os participantes receberam informações sobre o câncer e foram incentivados, caso tenham algum dos sintomas, a buscarem uma consulta com um urologista, médico especialista que pode diagnosticar a doença e orientar sobre o tratamento adequado. O evento reforçou que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem grandes chances de cura.