
Com foco em sustentabilidade, saúde e integração, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Promissão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Saúde, vem colhendo bons frutos. Literalmente, pois a unidade implantou uma horta sustentável e colaborativa em suas instalações.
A enfermeira de apoio matricial Ísis Cristina Rocha Moura foi quem idealizou o projeto. E rapidamente acabou envolveu diretamente o colaborador Antônio Roberto de Paula, oficial de manutenção da unidade, responsável pelo preparo e plantio inicial. Com o apoio de outros além de Antônio, os colaboradores realizam a manutenção diária da horta. Assim, eles se revezam nas tarefas de regar, cuidar e manter os canteiros saudáveis.
A horta do AME Promissão “já deu” alimentos como: almeirão, couve, salsinha, cebolinha, tomatinho cereja, quiabo, abóbora, pimenta dedo-de-moça, jiló e banana. Todos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que contribuem para o bom funcionamento do organismo, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças crônicas. Toda a produção é destinada ao consumo dos próprios colaboradores, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis no cotidiano da unidade.
“Estamos muito felizes com o resultado deste projeto e esperamos que ele inspire outras iniciativas semelhantes. Mais do que uma atividade agrícola, a horta promove educação ambiental, saúde, sustentabilidade e fortalece o trabalho em equipe”, destaca Ísis.
Além de contribuir para o embelezamento do ambiente, a iniciativa promove bem-estar, engajamento entre os setores e senso de pertencimento, tornando o AME Promissão ainda mais acolhedor e consciente de seu papel social e ambiental.