SBCD

AME CRI Norte promove caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

20 jun 2024

Objetivo foi chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos, orientá-los e fornecer informações sobre as formas de denunciar e combater tais práticas

AME CRI Norte promove caminha de conscientização contra a violência aos idosos. Foto SBCD.

O Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte) promoveu, na sexta-feira, 14 de junho, uma caminhada em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa”. A iniciativa teve por objetivo chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos, orientá-los e fornecer informações sobre as formas de denunciar e combater tais práticas.

A caminhada começou por volta das 9 horas, com saída do “CRIOSQUE” e teve aproximadamente uma hora de duração. Em torno de 100 pessoas participaram da ação, entre usuários do equipamento, familiares, simpatizantes, comunidade da zona norte e profissionais da saúde. Além da caminhada, também ocorreu um bate-papo entre os profissionais que atuam no AME CRI Norte e os idosos presentes.

Cerca de 100 pessoas participaram da caminha. Foto SBCD.

Sobre a data

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. No Brasil, o Estatuto do Idoso define a violência contra a pessoa idosa como “qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”. As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o atendimento é realizado todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Sobre o AME CRI Norte

É um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado na atenção à saúde do idoso. Ele presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo. O Centro foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde e é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) através de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde.

Pular para o conteúdo