Iniciativa teve como foco estimular a valorização e o protagonismo da pessoa idosa

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte) promoveu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um baile de Carnaval voltado aos idosos que realizam atividades na Unidade. “A ideia foi aproveitar a data festiva para fomentar uma integração entre os frequentadores, estimular o movimento corporal e celebrar momentos de valorização da vida”, declara o educador físico do AME CRI Norte, Paulo dos Anjos.
Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), o Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades promovidas no Centro de Convivência. “Essa é mais uma das diversas iniciativas que promovemos ao longo do ano como forma de estimular um envelhecimento ativo e saudável, contribuindo para a melhoria da autoestima e do dinamismo da pessoa idosa”, reforça o educador físico.
Durante o evento, o espaço foi decorado com adereços típicos da festividade, e os participantes puderam aproveitar músicas tradicionais de Carnaval, danças em grupo e momentos de confraternização. A ação também contou com a atuação da equipe multiprofissional, que acompanhou as atividades garantindo segurança e acolhimento.



Paulo dos Anjos entende que esse tipo de iniciativa é de grande importância, pois se trata de uma possibilidade de promover a valorização e o protagonismo da pessoa idosa. “Cuidar das questões emocionais é tão importante quanto os cuidados da saúde física e mental, pois elas são bastante afetadas devido à grande recorrência de casos de isolamento e solidão, problemas frequentes nessa fase da vida”, finaliza.