Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte realizou atividades de conscientização e prevenção à doença

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes dedica-se ao trabalho de conscientização e difusão de medidas que previnem e combatem a doença. De acordo com a International Diabetes Federation, aproximadamente 589 milhões de adultos vivem com diabetes. Sendo que a maioria dos casos é do Tipo 2, evitável por meio da prática de atividades físicas, dieta equilibrada e promoção de hábitos saudáveis.
Por conta disso, o Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte) preparou uma programação especial em alusão à data, celebrada em 14 de novembro. E como forma de contribuir com o trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
dia mundial de combate ao diabetes
Ao longo da semana, Daniela Lima Rocha e Luana Aparecida Lima ministraram palestras com orientações sobre os cuidados e a higienização dos pés diabéticos. Além disso, também ocorreu uma aula de culinária, na Padaria Artesanal do Ambulatório. Assim, a atividade contou com dicas de alimentação saudável e um bate-papo de conscientização e uma caminhada de incentivo à prática de atividades físicas, realizada na sexta-feira, dia 14 de novembro.
“O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações da doença. Portanto, conscientizar sobre os sinais, sintomas e fatores de risco é fundamental para auxiliar na detecção prévia como forma de controlar a evolução da doença. Por conta disso, iniciativas como essa do CRI são tão importantes. Afinal, ampliam a quantidade de pessoas que passam a ter conhecimento sobre o problema e fazem com que elas passem a tomar medidas que reduzam o risco de adquirir a doença”, declara a enfermeira do AME CRI Norte, Luana Aparecida Lima, que ministrou a palestra sobre pés diabéticos aos idosos frequentadores do Centro.
Sobre o AME CRI Norte
O Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte) presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do centro de convivência, potencializando o envelhecimento ativo. O AME foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).