SBCD

AMA Jardim Joamar passa por auditoria interna e reforça padrões de qualidade

27 ago 2025

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Joamar passou por auditoria interna corporativa conduzida pela equipe de Qualidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). A avaliação teve como objetivo analisar os processos administrativos e assistenciais da unidade de urgência e emergência na Zona Norte de São Paulo. E assim, identificar oportunidades de melhoria e fortalecer as práticas de segurança do paciente.

A gerente da unidade, Camila Cardoso Barral, destacou a relevância do processo. “A auditoria é fundamental para revisar e aprimorar rotinas. E dessa forma, acaba garantindo que a população receba um atendimento cada vez mais seguro e humanizado”, comenta.

Planos de ação e compromisso com a segurança

As auditoras Eliana Cunha e Jussara Olegário conduziram a avaliação utilizando como referência o Manual de Acreditação da ONA (2022–2025), devidamente adaptado às características do serviço e às legislações vigentes. Considera-se o resultado obtido como positivo. E, a partir dele, a equipe de Qualidade da SBCD, junto aos gestores da unidade, elaborou planos de ação para aprimorar práticas. E dessa forma, elevar o padrão de atendimento oferecido à população.

Sobre o processo, Eliana Cunha ressaltou que “essas auditorias fortalecem a cultura da segurança do paciente. Trazendo melhorias constantes para a assistência”. Enquanto isso, Jussara Olegário acrescentou que o “foco é apoiar as unidades para que alcancem níveis cada vez mais elevados de qualidade. Ampliando o papel da SBCD na atuação do SUS”.

A AMA Jardim Joamar é administrada pela SBCD, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde. Reafirmando o compromisso institucional com a excelência em saúde pública.

Ir para o conteúdo