SBCD

“Alerta e prevenção contra Sífilis” é pauta de encontro entre profissionais da Saúde na Zona Norte de São Paulo

13 out 2025

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) do território Santana/Jaçanã promoveram um novo encontro entre profissionais da Saúde que atuam nestes territórios, na Zona Norte da cidade de São Paulo. Na oportunidade, os presentes discutiram questões relacionadas à sensibilização e prevenção contra a Sífilis.

Assim, gestores das unidades de saúde que compõem a região prestigiaram o evento, que contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais. Além disso, também estiveram presentes representantes da Supervisão Técnica de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Divisão Regional de Vigilância em Saúde da Zona Norte.

Como por exemplo, Vivian Meire Bittencourt Neto, que é médica pediatra e atua há oito anos na interlocução de Sífilis pela Prefeitura de São Paulo. Ela foi a profissional responsável por uma das palestras do evento. “Esse tipo de encontro é de fundamental importância. E em especial como forma de atualizarmos informações, trocarmos experiências e discutirmos as diferentes realidades que os pacientes enfrentam. E dessa forma, promovermos uma reorientação aos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde. Mas também aos que estão na linha de frente do combate à doença”, declarou a palestrante.

Para Aurivan Andrade de Lima, assessor técnico de Enfermagem e Vigilância da SBCD na Zona Norte de São Paulo, o encontro atingiu seu objetivo, por meio do compartilhamento de informações e integração entre as equipes. “Esse foi o segundo, de uma série de encontros que pretendemos fazer. Ou seja, a ideia é que, a cada um deles, todos os participantes agreguem, discutam e viabilizem novas iniciativas. Tudo isso, como forma de contribuir com esse trabalho permanente de desenvolvimento de ações que auxiliem no controle da Sífilis”, concluiu o profissional.

Ir para o conteúdo