SBCD

Pacientes da ala psiquiátrica do Hospital Municipal de Cubatão contam com sessões de musicoterapia

17 set 2025

Utilização da música é estratégia para criar um ambiente mais leve, facilitar a comunicação e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras

Uma vez por semana, os pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) participam de sessões de musicoterapia. Assim, os encontros ocorrem às quartas-feiras, no período da tarde, e a participação dos pacientes é voluntária. “Todos são bem-vindos, mas apenas aqueles que demonstram interesse em estar presente participam. A aceitação tem sido bastante positiva, nos encontros até o momento. E o registro de presença aponta para pelo menos 75% dos pacientes”, afirma Dr. Vítor Martinez, coordenador médico do serviço de psiquiatria do HMC.

De acordo com o psiquiatra Dr. Guilherme Martinez, a musicoterapia, no contexto de uma internação psiquiátrica, traz diversos benefícios aos pacientes. “Esse método é bastante utilizado no tratamento de ansiedade e do estresse. E ele melhora o humor, trabalha a evolução da interação social e gera estímulos cognitivos. Além disso, também amplia a possibilidade de que eles se expressem emocionalmente de maneira segura”, detalha o especialista.

musicoterapia e humanização

A iniciativa faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada, desenvolvido pela Comissão de Humanização do HMC. Mas a proposta não se restringe à ala psiquiátrica. Ou seja, qualquer colaborador do hospital, que tiver interesse, também pode participar dos encontros. “Assim como em todo o hospital, na ala psiquiátrica do HMC priorizamos a humanização no cuidado aos pacientes com transtornos mentais. Sempre com um olhar cuidadoso, nossa equipe busca oferecer um atendimento acolhedor, respeitando a individualidade de cada paciente. E reforçando nosso compromisso com a saúde mental integral”, complementa o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle.

O Hospital Municipal de Cubatão conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de Cubatão e Secretaria Municipal da Saúde.

Ir para o conteúdo