SBCD

Ações de Saúde da Família em Garça promovem orientação e conscientização no mês de julho

3 ago 2023

Grupo de gestantes das unidades de saúde de Garça

No mês de julho, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Garça, localizada no interior de São Paulo, desenvolveram uma série de ações voltadas para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. Com atividades de orientação e conscientização, as unidades buscaram ampliar os cuidados de qualidade durante a fase gestacional, bem como intensificar a prevenção de doenças importantes, como as hepatites virais.

Uma das principais iniciativas realizadas é o grupo de gestantes, conduzida pela equipe de enfermagem das unidades e com o propósito de fornecer orientações sobre o pré-natal. Durante esses encontros, foram abordados diversos temas essenciais para a saúde materno-infantil, incluindo qualidade na gestação, nutrição, higiene, estímulo ao aleitamento materno, parto e puerpério.

A importância de cuidados de qualidade durante a gestação foi enfatizada, visando potencializar os resultados positivos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Todas as gestantes e puérperas foram convidadas a participar desses grupos, sendo necessário apenas comparecer nos dias de consulta de pré-natal e puericultura em cada Unidade de Saúde.

As USFs do município são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de Termo de Colaboração com a Prefeitura de Garça. Essa parceria possibilita a realização de ações e serviços de saúde de forma mais efetiva, atendendo às necessidades da comunidade.

Segundo Estela Santana, gerente da Atenção Primária pela SBCD, essas “ações promovidas em julho refletem o compromisso da SBCD com a saúde e o bem-estar da população de Garça. Através de orientação e conscientização, buscamos fortalecer o cuidado durante a gestação, prevenir doenças e promover hábitos saudáveis, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos”.

Campanha Julho Amarelo

Julho Amarelo

Aproveitando as ações da Campanha Julho Amarelo, as unidades de saúde também se empenharam em conscientizar a população sobre as hepatites virais. Durante todo o mês, foram realizadas ações voltadas para a campanha de conscientização, como palestras informativas e decoração temática e, sobretudo, a testagem da doença pelas equipes de enfermagem.

Além das atividades nas USFs, a comunidade foi beneficiada com ações em praças e centros comunitários, onde foram efetuados 460 testes. Vale ressaltar que a testagem para hepatites virais continua disponível durante todo o ano nas unidades.

Outras ações que fazem parte da rotina de trabalho continuaram normalmente durante o mês de julho como parte do incentivo preventivo da Atenção Primária à Saúde de Garça. As atividades englobaram a vacinação em crianças, adultos e idosos, aferição da pressão arterial e orientações de saúde. Também houve a promoção de grupos terapêuticos e de exercícios físicos, buscando aprimorar a qualidade de vida da população e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

Grupo de exercícios físicos
Pular para o conteúdo