No mês de julho, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Garça, localizada no interior de São Paulo, desenvolveram uma série de ações voltadas para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. Com atividades de orientação e conscientização, as unidades buscaram ampliar os cuidados de qualidade durante a fase gestacional, bem como intensificar a prevenção de doenças importantes, como as hepatites virais.
Uma das principais iniciativas realizadas é o grupo de gestantes, conduzida pela equipe de enfermagem das unidades e com o propósito de fornecer orientações sobre o pré-natal. Durante esses encontros, foram abordados diversos temas essenciais para a saúde materno-infantil, incluindo qualidade na gestação, nutrição, higiene, estímulo ao aleitamento materno, parto e puerpério.
A importância de cuidados de qualidade durante a gestação foi enfatizada, visando potencializar os resultados positivos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Todas as gestantes e puérperas foram convidadas a participar desses grupos, sendo necessário apenas comparecer nos dias de consulta de pré-natal e puericultura em cada Unidade de Saúde.
As USFs do município são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de Termo de Colaboração com a Prefeitura de Garça. Essa parceria possibilita a realização de ações e serviços de saúde de forma mais efetiva, atendendo às necessidades da comunidade.
Segundo Estela Santana, gerente da Atenção Primária pela SBCD, essas “ações promovidas em julho refletem o compromisso da SBCD com a saúde e o bem-estar da população de Garça. Através de orientação e conscientização, buscamos fortalecer o cuidado durante a gestação, prevenir doenças e promover hábitos saudáveis, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos”.
Julho Amarelo
Aproveitando as ações da Campanha Julho Amarelo, as unidades de saúde também se empenharam em conscientizar a população sobre as hepatites virais. Durante todo o mês, foram realizadas ações voltadas para a campanha de conscientização, como palestras informativas e decoração temática e, sobretudo, a testagem da doença pelas equipes de enfermagem.
Além das atividades nas USFs, a comunidade foi beneficiada com ações em praças e centros comunitários, onde foram efetuados 460 testes. Vale ressaltar que a testagem para hepatites virais continua disponível durante todo o ano nas unidades.
Outras ações que fazem parte da rotina de trabalho continuaram normalmente durante o mês de julho como parte do incentivo preventivo da Atenção Primária à Saúde de Garça. As atividades englobaram a vacinação em crianças, adultos e idosos, aferição da pressão arterial e orientações de saúde. Também houve a promoção de grupos terapêuticos e de exercícios físicos, buscando aprimorar a qualidade de vida da população e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.