Unidade administrada pela SBCD orientou usuários e familiares sobre sinais, diagnóstico precoce e tratamento

Profissionais de saúde realizaram uma ação de conscientização sobre a hanseníase no território da UBS Horto Florestal, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce, ampliar a rede de apoio e contribuir para a quebra de estigmas historicamente associados à doença. A atividade reuniu cerca de 60 participantes, entre usuários do serviço, familiares e membros da comunidade local.
A iniciativa teve como foco orientar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, para garantir tratamento eficaz e prevenir complicações. Durante a ação, foram compartilhadas informações claras sobre a doença, suas formas de transmissão, tratamento e cura.
Além do caráter informativo, a atividade buscou fortalecer a rede de apoio entre profissionais de saúde, pacientes e familiares, promovendo um espaço de diálogo, escuta e acolhimento. A proposta foi incentivar a aproximação da comunidade com os serviços de saúde, reafirmando o papel da Atenção Básica no acompanhamento contínuo e humanizado dos usuários.
A integração entre comunidade e equipes de saúde fortalece o cuidado compartilhado e reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de agravos. A ação está alinhada aos princípios da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela administração da unidade, que atua de forma contínua no fortalecimento do SUS.