SBCD

A emocionante jornada de um idoso que voltou a correr maratonas após tratamento no AME CRI Norte

24 nov 2023

Edson Leite, aos 67 anos, superou as dores lombares com o apoio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte de São Paulo, retomando não apenas sua saúde, mas também seu amor por maratonas

O paciente Edson Leite entregou sua medalha de participação na São Silvestre para a fisioterapeuta Andreia Correa, no AME CRI Norte.

No ano de 2022, encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Conjunto IPESP, Edson Leite chegou ao AME CRI Norte com diagnóstico de artrose na coluna vertebral. Já praticante de atividades físicas, as dores o haviam feito reduzir sua rotina de exercícios. O AME CRI Norte, referência na atenção à saúde ao idoso, localizado no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, tornou-se seu aliado nessa jornada. A relação entre os serviços da UBS IPESP e do AME CRI Norte, ambos administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), auxiliaram na identificação e tratamento da doença.

Iniciando fisioterapia em maio, Edson foi acompanhado pela fisioterapeuta Andreia Mauricio Gomes Correa. “Buscamos atuar com o idoso de uma forma que ele se recuperasse gradualmente, estimulando sua progressão e estabelecendo metas”, explica a profissional. Uma dessas metas era significativa: voltar a correr maratonas, especialmente a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente em São Paulo.

Após as sessões, 16 ao todo, Edson não apenas voltou a correr, mas participou da São Silvestre de 2022. Em gesto tocante, entregou a medalha conquistada a Andreia, expressando sua gratidão pela dedicação profissional. Para Edson, a vitória não está em vencer, mas em começar e terminar a maratona correndo.

A fisioterapeuta Andreia, emocionada, afirma: “Dois meses após a corrida, ele me entregou a medalha. Fiquei honrada em receber a medalha ela simboliza o reconhecimento e gratidão”. Essa relação, baseada no acolhimento, destaca-se no AME CRI Norte, onde cada conquista de recuperação se torna significativa na vida dos idosos.

Coordenadora do Serviço de Reabilitação, Bruna Valquiria Baviera destaca a diversidade de casos atendidos, todos com a atenção necessária. O AME CRI Norte não só trata das condições crônicas, mas também promove hábitos saudáveis, qualidade de vida e a prevenção de doenças.

No caso de Edson, a equipe do AME CRI Norte celebra o sucesso multiprofissional. Nas palavras de Bruna, “nos sentimos gratos por participar da assistência à saúde dos idosos”. A superação de Edson representa não apenas uma vitória pessoal, mas também o comprometimento e a eficácia do atendimento do serviço.

Edson mantém seu acompanhamento clínico no ambulatório da unidade, continua correndo e pretende participar da próxima corrida de São Silvestre neste ano, além de outras maratonas no próximo ano.

Sobre o AME CRI Norte: É um ambulatório de atenção secundária especializado na atenção à saúde do idoso. Com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ele presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo.

Pular para o conteúdo