Instituição esteve presente na construção e realização do encontro, que reuniu trabalhadores, gestores e usuários para debater propostas voltadas ao fortalecimento do SUS na capital paulista

No último sábado, 23 de maio, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) participou ativamente da organização e da realização da pré-conferência da regional Norte II da cidade de São Paulo, realizada na EMEFM Prof. Derville Allegretti. O encontro reuniu representantes das Supervisões Técnicas de Saúde (STS’s) de Santana, Jaçanã, Tucuruvi e Tremembé, além da Vila Maria e Vila Guilherme, promovendo um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva em defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A participação da SBCD ocorreu não apenas como instituição presente nos debates, mas também na construção do evento. A analista da Ouvidoria da SBCD, Vanessa Cavaco, integrou a comissão organizadora da pré-conferência e compôs a mesa de abertura, representando o segmento trabalhador do território. Já Gabriela Pinheiro Travaini Barreto, gerente da Ouvidoria da Caminho de Damasco e conselheira municipal de saúde, atuou tanto nas etapas prévias de planejamento quanto na execução das atividades realizadas no dia do encontro.
Representando a instituição, também esteve presente o presidente da SBCD, Luis Antonio Picerni Herce, que participou da mesa de abertura, além de acompanhar as discussões e reforçando o compromisso da organização com a participação social e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. A Caminho de Damasco administra unidades de saúde na região da zona norte, na região de Santana, Jaçanã, Tucuruvi e Tremembé.
Presença ativa de representantes de unidades administradas pela SBCD

Além disso, diversos gerentes de unidades administradas pela SBCD na zona norte da capital paulista, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, participaram ativamente da pré-conferência. Como resultado do processo democrático de escolha dos representantes, seis gestores da instituição foram indicados como delegados para a 23ª Conferência Municipal de Saúde, fortalecendo a presença da gestão local nas discussões e deliberações do processo conferencial.
Entre os delegados eleitos no segmento gestor estão Nelice Canhoto Gonçalves Lopes (UBS Dona Mariquina Sciascia), Marion de Almeida Souza Fiuza (UBS Jova Rural), Rodolfo Tavares Ferreira (UBS Vila Nova Galvão), Fabiane Silva (UBS Parque Edu Chaves), Felipe Ferraz Damasceno (CAPS AD III Santana) e Daniela Geanette (UBS Jaçanã). Também foram eleitas como suplentes Juliana Veronesi (UBS Apuanã) e Flavia Dione Batista (UBS Wamberto Dias da Costa).
No segmento trabalhador, Maria Carolina Costa Rios, do CAPS Adulto III Mandaqui, foi eleita delegada titular, enquanto Alessandro Abrahão Magalhães, da mesma unidade, foi escolhido como suplente. Ao todo, dois trabalhadores da SBCD foram votados e eleitos para a próxima etapa da conferência.
A atuação dos profissionais da instituição também esteve presente na condução dos grupos temáticos da pré-conferência. No Eixo IV, participaram Daniela Geanette, da UBS Jaçanã, como coordenadora; Cristhian Ricardo Schieck, do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) Mandaqui, como relator; Rafael Ribeiro Vilar, do CAPS Adulto III Mandaqui, e Gabrieli Santos Farias, da UBS e AMA Integrada Lauzane Paulista, como digitadores; além de Danielle de Moraes Garcia Brandão, do PS de Santana, como relatora, que atuou como relatora do grupo.
As pré-conferências integram a etapa preparatória da 23ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, considerada fundamental para ampliar a participação popular na formulação de propostas e diretrizes para o SUS. A etapa municipal será realizada entre os dias 2 e 4 de julho de 2026, reunindo propostas construídas em todas as regiões da capital paulista.