Iniciativa faz parte das ações relacionadas à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Celebrada de 1 a 8 de fevereiro, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência tem como principal objetivo informar e conscientizar jovens sobre métodos contraceptivos, educação sexual e os riscos da maternidade precoce. Indo ao encontro de tais propósitos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Joamar, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, promoveu uma roda de conversa voltada a jovens tendo como tema: “gravidez na adolescência”. A iniciativa foi realizada no dia 4 de fevereiro, às 10 horas, no CEU Tremembé.
Na oportunidade, uma equipe multiprofissional que atua na Unidade de Saúde, formada por ginecologista, psicóloga e enfermeira, prestou acolhimento para falar sobre sexualidade, autocuidado, prevenção, doenças sexualmente transmissíveis, abuso, gravidez precoce, entre outras questões. “Nossa ideia foi oferecer um espaço de escuta, troca e aprendizado, em uma roda de conversa segura e sem julgamentos, feita especialmente para que as adolescentes pudessem perguntar e se informar com tranquilidade”, detalhou a psicóloga da UBS Jardim Joamar, Cibele Arcanjo Monteiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a taxa de gravidez na adolescência é alta: uma em cada 23 adolescentes entre 15 e 19 anos se torna mãe a cada ano. Diversos fatores contribuem para a gestação na adolescência, sendo a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos o motivo de maior relevância. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde.
“Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual e compreensiva, que promova o bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo outro, a igualdade e a equidade de gênero. Por conta disso buscamos tratar de prevenção à gravidez inoportuna, prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, contra violência sexual incestuosa, entre outras violências e abusos”, concluiu a médica ginecologista da UBS Jardim Joamar, Dra. Natália Borges Brust.