SBCD

1º Simpósio de Garça aborda sustentabilidade e os desafios do envelhecimento da população

23 dez 2025

No dia 17 de dezembro, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) realizou o 1º Simpósio do Polo Garça e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas – A Era da Sustentabilidade, no município onde teve início sua trajetória institucional. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Garça e reuniu autoridades, gestores e profissionais da saúde para discutir o cuidado integral à população idosa, diante dos desafios impostos pelo envelhecimento populacional. A Mostra de Experiências Exitosas incluiu iniciativas desenvolvidas nos municípios de Garça, Andradina e Promissão, no Estado de São Paulo, além da cidade de Iturama. Minas Gerais.

Além das palestras, o simpósio contou com a Mostra de Experiências Exitosas, que possibilitou a troca de conhecimentos e a valorização de práticas desenvolvidas nos diferentes territórios e municípios onde a instituição atua. A iniciativa foi organizada pela equipe de Educação da SBCD, com a participação de palestrantes convidados e representantes da gestão municipal e estadual de saúde.

De acordo com Thaís Pola, coordenadora de Educação Permanente da SBCD, o simpósio foi estruturado a partir da integração entre conhecimento científico e prática profissional. “O evento foi construído pela equipe de Educação, utilizando a base científica dos convidados. Os palestrantes que estiveram conosco no período da manhã contribuíram significativamente para o fortalecimento do nosso constructo técnico científico”, explicou.

A programação do período da tarde foi dedicada à apresentação de práticas desenvolvidas pelos próprios colaboradores da instituição. “O período da tarde foi totalmente pensado para que o colaborador da SBCD tivesse a oportunidade e a visibilidade de apresentar experiências exitosas, compartilhando trabalhos e práticas realizadas nos diferentes territórios e municípios, em um formato de sala de aula invertida, no qual os profissionais nos ensinam a partir da prática”, destacou a coordenadora.

Thabata Cruz, gerente da URSI Santana/Jaçanã palestrando sobre os trabalhos da unidade

O encerramento das atividades do ano em Garça teve um significado especial para a instituição, já que o município é reconhecido como o berço da Caminho de Damasco. “Encerrar o ano neste município, com tantas experiências positivas, nos deixa ainda mais animados e energizados para os desafios e projetos de 2026”, completou Thaís Pola.

Autoridades destacam importância do simpósio para a saúde pública

O simpósio contou com a presença de autoridades municipais, que ressaltaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública local. O prefeito de Garça, José Alcides, destacou o caráter inédito do evento no município. “Esse simpósio é muito importante, e toda a direção da Caminho de Damasco está de parabéns. Ficamos honrados em receber essa iniciativa aqui em Garça”, afirmou.

Segundo o prefeito, ações dessa natureza contribuem diretamente para a qualificação dos serviços prestados à população.
“É a primeira vez que vemos um evento desse porte na área da saúde no município, e isso permite ampliar conhecimentos para oferecer um serviço cada vez melhor à nossa comunidade”, completou.

O secretário municipal de Saúde de Garça, Pedro Scartezini, também ressaltou a importância do encontro. “Estamos muito felizes. É um acontecimento extremamente relevante. Receber a diretoria da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e nossos colaboradores torna este dia ainda mais produtivo”, destacou.

Envelhecimento populacional em pauta

Um dos principais temas abordados no simpósio foi o envelhecimento da população e a necessidade de adaptação dos serviços de saúde a essa nova realidade demográfica. A coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Cláudia Fló, apresentou dados que evidenciam a dimensão do desafio. “Hoje, no estado de São Paulo, temos cerca de 7,8 milhões de pessoas idosas, o que representa 15,6% da população. Essa proporção é muito próxima da média nacional”, explicou.

Cláudia Fló em sua palestra

Segundo a coordenadora, esse cenário exige planejamento contínuo e atenção específica às demandas dessa faixa etária.
“Precisamos olhar com cada vez mais cuidado para o envelhecimento da população. É sempre tempo de pensarmos no nosso próprio envelhecimento e também no envelhecimento coletivo”, afirmou.

Sustentabilidade e envelhecimento ativo

O conceito de sustentabilidade foi abordado de forma ampliada, relacionando sustentabilidade social, promoção da saúde e envelhecimento ativo. Daniela Araújo, gerente administrativa do Ambulatório Médico de Especialidades Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte), na capital paulista, destacou a importância de promover o protagonismo da pessoa idosa.
“Trouxemos o envelhecimento como um processo ativo, que contribui para a sustentabilidade social, promovendo um envelhecimento saudável e fortalecendo o protagonismo da pessoa idosa”, ressaltou.

Ela enfatizou a necessidade de superar uma visão restrita do envelhecimento associada exclusivamente à doença. “Não devemos olhar para o envelhecimento apenas sob a perspectiva da doença, mas também sob os pilares da promoção da saúde, da prevenção e do envelhecimento ativo e saudável”. Segundo a gerente, o tema é urgente e transversal. “Esse é um dos temas mais importantes e urgentes a serem discutidos na área da saúde e em todas as demais esferas da sociedade”, concluiu.

Mostra de Experiências Exitosas valoriza práticas desenvolvidas nos territórios

A Mostra de Experiências Exitosas integrou a programação do simpósio como um espaço dedicado à valorização das práticas desenvolvidas por profissionais da Caminho de Damasco nos municípios de Garça, Andradina, Promissão e Iturama.

Realizada no período da tarde, a mostra adotou o formato de sala de aula invertida, no qual os próprios colaboradores assumiram o protagonismo do processo formativo, compartilhando experiências construídas a partir da prática cotidiana nos serviços de saúde. Os trabalhos apresentados evidenciaram estratégias, soluções e abordagens inovadoras voltadas à qualificação do cuidado, especialmente no atendimento à população idosa.

A iniciativa reforçou a troca de saberes entre equipes, estimulou o aprendizado coletivo e contribuiu para o fortalecimento das ações desenvolvidas nos diferentes territórios.

Compromisso com a qualificação do SUS

O 1º Simpósio do Polo Garça e a Mostra de Experiências Exitosas reafirmam o compromisso da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) com a qualificação dos serviços públicos de saúde, a valorização dos profissionais e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição atua na administração de unidades de saúde em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, desenvolvendo ações pautadas na excelência, na inovação e na melhoria contínua da assistência prestada à população.

Acessar o conteúdo