






14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) na zona norte de São Paulo, sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde, conquistaram, ao longo de 2025, a recertificação ONA – Nível 1 (Acreditação). As auditorias de manutenção, realizadas pela Fundação Vanzolini, entidade credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), confirmaram que as unidades seguem atendendo rigorosamente aos padrões de segurança do paciente, qualidade assistencial e eficiência organizacional.
As avaliações fazem parte do ciclo anual de manutenção do certificado e reforçam o compromisso da SBCD, Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde, com uma atenção primária robusta, segura e humanizada.
As UBSs que mantiveram sua Acreditação ONA são:
- UBS Jova Rural
- UBS Wamberto Dias da Costa
- UBS Parque Edu Chaves
- UBS Vila Nova Galvão
- UBS Vila Albertina
- UBS Conjunto IPESP
- UBS Dona Mariquinha Sciascia
- UBS Jardim Fontalis
- UBS Jardim Apuanã
- UBS Jardim Joamar
- UBS Vila Nivi
- UBS Jaçanã
- UBS Vila Aurora
- UBS Horto Florestal
A manutenção da certificação reconhece o trabalho contínuo das equipes multiprofissionais, que atuam diariamente com foco em processos padronizados, boas práticas clínicas e acolhimento qualificado à população.
Durante o ciclo de auditorias, a gerente do Departamento de Qualidade da SBCD, Érica Laurindo, destacou o empenho das equipes e a relevância institucional da avaliação externa. “A recertificação demonstra não apenas a maturidade das nossas unidades, mas sobretudo o compromisso diário das equipes em sustentar padrões elevados de segurança e qualidade. Cada auditoria representa um momento de aprendizado, análise crítica e fortalecimento da cultura assistencial, e nossas equipes demonstraram grande preparo e engajamento ao longo de todo o processo”, ressalta.
Quatro unidades seguem em processo de auditoria: As UBSs Dr. José Toledo Piza, Jardim das Pedras e Flor de Maio ainda serão avaliadas no ciclo vigente, dando continuidade ao processo de acompanhamento e fortalecimento da qualidade assistencial.