SBCD

Hospital Municipal de Cubatão realiza atividade relacionada à Campanha Novembro Roxo, de prevenção à prematuridade

2 dez 2025

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros no Brasil por ano, sendo a prevenção a maior aliada para evitar que a prematuridade aconteça

Equipe do HMC participa de atividade em alusão ao Novembro Roxo. Foto SBCD.

A campanha Novembro Roxo é voltada à prevenção da prematuridade, já que o nascimento de bebês antes do tempo ainda representa um grande desafio para a saúde pública, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por conta disso, a disseminação de informações se torna recurso essencial como forma de minimizar o risco de a prematuridade acontecer. Alinhado a esse posicionamento, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC), administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, promoveu um encontro especial para ampliar a conscientização sobre a pauta.

O evento teve como foco o aprimoramento do cuidado neonatal, trazendo como tema central “os benefícios do método Canguru”. Na oportunidade, a supervisora de cuidados especiais no HMC, Daniela Souza, apresentou os benefícios da prática, destacando sua contribuição para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

“O método Canguru é um modelo de assistência neonatal que envolve o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido, principalmente para bebês de baixo peso e prematuros. Ele se inicia ainda na gestação, quando considerada de risco, por meio do preparo que a equipe de saúde promove junto à família quanto aos primeiros cuidados pós nascimento, de forma a garantir maior acolhimento e segurança. Após o nascimento, o bebê é colocado em contato pele a pele com a mãe, de forma gradual, segura e prolongada, na posição vertical para beneficiar o bebê. Por fim, mesmo após a alta hospitalar, o acompanhamento é mantido na Unidade de Saúde até que o bebê alcance o peso adequado”, detalha a supervisora de cuidados especiais no HMC, Daniela Souza.

O evento teve como tema central “os benefícios do método Canguru”. Foto SBCD.

Durante o encontro, ainda foi enfatizado o compromisso institucional da Secretaria Municipal da Saúde e da Caminho de Damasco, em oferecer um cuidado humanizado e qualificado aos bebês prematuros e seus familiares. “Trata-se de um método que induz a redução de tempo do bebê na incubadora, pois auxilia no desenvolvimento clínico e no aleitamento materno. Estamos muito satisfeitas com o resultado obtido, já que os recém-nascidos têm respondido muito bem e registrado um desenvolvimento melhor por meio desse método”, constata a técnica de enfermagem Alini Lima Pereira, da UTI Neonatal Pediátrica do HMC.

Por fim, a iniciativa reforçou o engajamento do município na melhoria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde, evidenciado através da dedicação em garantir um futuro mais saudável aos recém-nascidos, consolidando o cuidado humanizado como pilar da atenção materno-infantil. “Geralmente, os recém-nascidos prematuros têm mais dificuldade para ganhar peso, esse vínculo auxilia bastante na evolução dos bebês e é uma das demonstrações da preocupação que todos os profissionais envolvidos no processo têm com o cuidado e a segurança, tanto da mãe quanto da criança, para que o período de gestação e os primeiros meses pós nascimento sejam plenamente bem-sucedidos”, finaliza a técnica de enfermagem Suellen da Silva Martins.

Acessar o conteúdo