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Sistema Fast Track na UPA Dr. Thelmo reduz em 58% o tempo de espera para atendimento

28 nov 2025

Concluído o primeiro mês após a implantação do sistema foram registrados 4.490 atendimentos

Sala de Fast Track na UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz. Foto SBCD.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, implementou o sistema “Fast Track” no mês de outubro. Concluído o primeiro mês após a implantação, a administração da unidade divulgou os números referentes aos atendimentos prestados por meio da estratégia. O total de pacientes atendidos via “Fast Track” foi de 4.490 pessoas e o tempo médio de espera para atendimento, que no sistema convencional é de 58 minutos, reduziu para 24 minutos, resultando em uma queda de 58%.

A estratégia busca agilizar a triagem dos pacientes de baixa complexidade e gravidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e a jornada do paciente na unidade. “Para implementação do sistema foi realizada uma análise detalhada dos horários de pico de atendimentos e classificação dos pacientes. A avaliação indicou que o modelo atenderia de forma eficaz as necessidades da unidade, especialmente considerando o alto número de atendimentos realizados”, explica Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela administração da UPA, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Jacareí.

De acordo com a supervisora de enfermagem da UPA, Angélica dos Santos Pereira, a sala é equipada com toda a infraestrutura necessária para realização dos atendimentos. “Dependendo dos sintomas apresentados, o paciente poderá ser encaminhado diretamente para lá, recebendo um atendimento mais ágil e evitando o contato com outros pacientes que tenham outras gravidades”, resume. Por sua vez, a coordenadora RT da Unidade, Nádia Aparecida Leite, revela que o ‘Fast Track’ permite otimizar os processos internos e, de maneira estratégica, organizar o fluxo de pacientes de acordo com os recursos e profissionais disponíveis. “O paciente é classificado na triagem e direcionado para a sala específica, o médico realiza a consulta e prescreve as medicações, que são aplicadas pelo técnico no próprio consultório, onde o paciente obtém também a receita e, por fim, recebe a alta”, conclui.

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