SBCD

Novo Hospital Regional de Picos registra ampliação e passa a trabalhar com mais de 110 leitos

19 nov 2025

Unidade segue se consolidando como um marco para a saúde pública piauiense, oferecendo atendimento moderno, seguro e acolhedor

A estrutura assistencial do Novo Hospital Regional de Picos (NHRP) foi ampliada. Nesta segunda-feira, 17 de novembro, a Unidade ganhou um novo espaço, passando agora de 70 para 112 leitos, totalmente equipados. E dessa forma, essa expansão consolida o hospital como referência. Reforçando a capacidade de atendimento e oferecendo mais acesso, resolutividade e qualidade no cuidado em saúde para toda a população da macrorregião.

Assim, a unidade, que tem como diferencial cirurgias vasculares, urológicas e o atendimento de psiquiatria, vem avançando cada vez mais na região. “Os novos leitos contam com salas amplas, climatização moderna, exaustores, áreas de isolamento com filtros HEPA (uma tecnologia que evita a propagação de bactérias), camas elétricas, monitores multiparamétricos, ventiladores e equipamentos essenciais para internação segura. Os banheiros contam com adaptação para pacientes com mobilidade reduzida e todos os quartos dispõem de sistema de alarme de emergência. Garantindo resposta rápida da equipe assistencial”, relata Dr. Mario Sapede, superintendente hospitalar da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora do NHRP.

Experiências de pacientes e acompanhantes reforçam a humanização e a excelência na assistência

A ampliação dos leitos coincidiu com uma série de relatos espontâneos de pacientes e acompanhantes, que destacaram a qualidade da estrutura e o acolhimento da equipe. Para Jucelina Pacheco, que acompanha sua mãe no Novo Hospital, a experiência superou as expectativas. “A estrutura é de primeiro mundo e o atendimento excepcional. Os profissionais são humanos, atentos e muito capacitados. Tudo aqui foi pensado para oferecer conforto e dignidade à população. Outro ponto positivo que eu achei foi que esse hospital desafogou o hospital Regional Justino Luz”, atesta.

Seu Manoel, como é carinhosamente conhecido pela equipe assistencial, foi um dos primeiros pacientes a viver a ampliação dos novos leitos, Ele também destacou o cuidado recebido. “Os enfermeiros tratam a gente com muito carinho. Agradeço a Deus e a toda a equipe pela atenção e pelo serviço humanizado”, expressa. Sua filha, Ivoneide de Sousa, veio de São Paulo para o acompanhar, ela acrescentou: “aqui é nota 10. Não tem diferença daqui para os melhores hospitais de São Paulo. A estrutura é perfeita, o banheiro é seguro, tem barras de apoio e não escorrega. Tudo para o bem-estar do paciente”, disse.

Profissionais destacam impacto da ampliação na rede pública de saúde

A Diretora Técnica do Novo Hospital Regional de Picos, Nara Barros, destaca pontos positivos e essenciais sobre mais esse avanço para a saúde de Picos, com a ampliação de novos leitos no NHRP. “A entrega dos novos leitos representa mais do que uma expansão física. Ou seja, é um investimento direto na qualidade do cuidado que oferecemos. E com uma estrutura adequada e ambientes preparados para diferentes perfis de pacientes, garantimos um atendimento mais seguro e humanizado. Além disso, essa ampliação nos permite responder com mais agilidade às demandas da região. E reforça o compromisso do hospital em oferecer um serviço público de excelência, pautado na qualidade”, afirma.

Compromisso com a população

A gerente assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, Angélica Luz, ressalta a importância da ampliação dos leitos e os avanços que isso traz para o atendimento à população. “A ampliação dos novos leitos fortalece a assistência no hospital, aumenta a capacidade de atendimento e reduz o tempo de espera por vagas. Assim, com salas amplas, banheiros adaptados, filtros HEPA e equipamentos modernos, garantimos mais segurança e conforto aos pacientes. E a divisão entre clínica médica e cirúrgica melhora a resolutividade. Permitindo assim, cuidar de demandas específicas. Portanto, toda a equipe atua de forma humanizada. E isso tem o reconhecimento de quem passa pela unidade, sendo nosso diferencial. Ou seja, essa expansão reforça a rede pública de saúde e melhora a resposta às necessidades da região”, conclui.

Acessar o conteúdo