SBCD

Em apenas quatro meses de atividades CETEA se aproxima da marca de 8 mil atendimentos

14 nov 2025

Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista deu início às atividades em 14 de julho e, nessa sexta-feira, completou quatro meses de atividades com a marca de 7.722 atendimentos realizados

O CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista de Teresina está completando nessa sexta-feira, 14 de novembro, quatro meses. As atividades se iniciaram em 14 de julho e o Centro está próximo de alcançar a marca de 8 mil atendimentos. “Nesses primeiros quatro meses foram realizados 7.722 atendimentos, divididos em 13 especialidades distintas. Sendo elas: enfermagem, odontologia, psiquiatria, neurologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, educação física, nutrição, musicoterapia, psicologia e serviço social”, relata Nayana Camuri, gerente do CETEA.

A iniciativa resulta-se da parceria pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e é referência para todo o Estado do Piauí. E disponibiliza terapias individuais e em grupo para o desenvolvimento de habilidades necessárias. A partir da análise individual e holística de cada paciente, realizada com base num plano terapêutico singular. “Nosso serviço tem como principal finalidade oferecer atendimento humanizado e individualizado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Priorizando o respeito, a equidade e a dignidade do paciente e de seus familiares e acompanhantes.

4 meses de cetea

Além do suporte terapêutico, o CETEA também presta apoio no suporte educacional, no que se refere ao desenvolvimento cognitivo e acadêmico”, detalha Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora do Centro. No bairro Cristo Rei, em Teresina, a Unidade Especializada conta com aproximadamente 60 profissionais e oferece atendimento a pessoas de todas as idades, por meio de uma equipe multidisciplinar. “Trabalhamos a construção de planos terapêuticos individualizados para cada paciente. Além do atendimento nas diversas especialidades, possuímos também uma sala de estímulo multissensorial e brinquedoteca. Enfim, disponibilizamos um suporte completo em um único local. E com uma equipe especializada, o que evita o deslocamento entre diferentes centros e garante mais eficiência no cuidado”, complementa Nayana Camuri.

Ir para o conteúdo