
Durante o mês de outubro, as unidades de saúde administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) se mobilizaram para a incentivar a conscientização para o câncer de mama e do câncer de colo do útero.
As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres e a sociedade para prevenção e a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar vidas.
Confira abaixo o que foi realizado em algumas das unidades administradas pela SBCD no país.
Outubro Rosa na Zona Norte de São Paulo
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona norte gerenciadas pela SBCD, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, promoveram palestras, entrega de folhetos educativos, entre outras diversas ações para falar sobre a campanha. Além disso, o AME CRI Norte, também na zona norte e administrado pela Caminho de Damasco em parceria com o governo do Estado de São Paulo, realizou ações de prevenção e conscientização.



No interior de São Paulo, muita conscientização
No interior do estado de São Paulo, as UPAs de Itu e Jacareí, também promoveram ações. Assim como as unidades em Andradina e Promissão. Em Garça, uma ação promovida pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Garça, com apoio e parceria da SBCD, reuniu a população em atividades de prevenção e promoção à vida. Assim, a Caminhada Rosa reuniu centenas de participantes em uma manhã dedicada à prevenção do câncer de mama e à promoção de hábitos saudáveis.



Minas Gerais também participou
Em Iturama, Minas Gerais, o Hospital do Povo, administrado pela SBCD em parceria com a prefeitura do município, promoveu um mutirão de mamografias. Assim, a unidade buscou atingir a meta de pelo menos 150 exames, a fim de promover cuidado, prevenção e conscientização a seus munícipes.

Em Cubatão, Outubro Rosa foi realizado pela APS e HMC
O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) promoveu o Simpósio “Promoção à Saúde: um compromisso que vai além do Outubro Rosa”. Na oportunidade, uma série de palestras e depoimentos emocionantes trouxeram luz ao tema câncer de mama e câncer de colo de útero.
Enquanto isso, na APS de Cubatão, como por exemplo na Policlínica, as ações foram resultado do empenho coletivo das equipes de Educação Permanente, Enfermagem e Administração. E juntas, as equipes transformaram o ambiente da unidade em um espaço acolhedor e inspirador. Convidando o público a refletir sobre o tema e a manter os cuidados em dia.



Unidades do Piauí
No Piauí, as unidades administradas pela SBCD promoveram ações de prevenção e conscientização entre os usuários das unidades do estado. Como por exemplo, na UPA de Picos em que houve demonstração do autoexame e uma dinâmica interativa abordando mitos e verdades sobre o câncer de mama.


Outubro Rosa na SBCD
Enquanto isso, a Sede Corporativa da SBCD promoveu a campanha por meio da conscientização. Assim, os colaboradores foram convidados a trabalharem vestindo rosa, em alusão à campanha do mês de outubro. Já o Núcleo Administrativa de Cubatão promoveu, no dia 31/10, uma conversa com a Dra Marcella Milani, médica de saúde da família. Ela abordou temas como: sobre prevenção do câncer de mama e autocuidado. Além dela, a psicóloga Cláudia, da rede de Saúde Mental de Cubatão, abordou sobre emoções e cuidados com a saúde mental.

