Colaboração com a Hospital do Coração (HCor) otimiza o fluxo e garante o encaminhamento rápido e seguro de pacientes.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, interior de São Paulo, vem fortalecendo a qualidade e a celeridade no atendimento aos casos de acidente vascular cerebral (AVC). Esta evolução ocorre por meio do PROADI-SUS, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A UPA conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Prefeitura do município.
PROADI-SUS: Excelência para o Sistema Único de Saúde
O PROADI-SUS busca fortalecer e aprimorar o SUS por meio de colaborações com hospitais de excelência do país. Entre as instituições participantes estão o Hospital Sírio-Libanês, o HCor e a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tais iniciativas contribuem para o desenvolvimento técnico, científico e de gestão do sistema público de saúde. Sendo assim, elas abrangem: capacitação de profissionais, implementação de protocolos clínicos, aprimoramento da gestão hospitalar e melhoria contínua da qualidade assistencial das unidades.
Atendimento a Casos de AVC na UPA Dr. Thelmo
A cooperação com o HCor busca reduzir o tempo de avaliação médica em casos suspeitos de acidentes vasculares. Para isso, a UPA visa ampliar a taxa de realização da Escala de Cincinnati, protocolo mundial, rápido e essencial para identificação precoce de quadros de acidentes vasculares.
Por exemplo, desde a implantação, em junho de 2025, foram abertos 612 protocolos de dor torácica e confirmou 60 destes, até o último mês de setembro. A adoção destes padrões de conduta já representa um importante avanço em segurança do paciente e resposta clínica inicial. Assim, o paciente recebe encaminhamento de forma mais adequada e segura.
“A implementação deste protocolo de triagem rápida [Cincinnati] é vital para a segurança do paciente. E permite que a UPA reduza o tempo para identificar casos de AVC. E dessa forma, garante um encaminhamento mais ágil e seguro para a unidade de referência do município, que é a Santa Casa de Jacareí. Fortalecendo a resposta da rede municipal,” comenta Nadia Aparecida Leite, coordenadora da unidade.
Outros projetos
Além desta ação, a UPA de Jacareí integra outros dois projetos com o HCor de excelência vinculados ao PROADI-SUS. E uma delas trata-se da parceria que foca o aprimoramento do atendimento a casos de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e Arritmias graves. A iniciativa acontece por meio da implantação de um repositório de informações eletrocardiográficas e do acesso remoto a especialistas em cardiologia. Sendo assim, desde o início do projeto, o tempo porta-ECG reduziu de 45 para 33 minutos. Enquanto isso, o tempo porta-agulha caiu de 4 horas para 3h40, com expectativa de melhora contínua a partir da instalação de novos equipamentos laboratoriais e de monitoramento.
Além disso, há uma outra cooperação que tem como foco o fortalecimento do protocolo de Sepse. Neste caso, há metas que se voltam ao aumento da taxa de coleta de lactato e administração de antibióticos na primeira hora de detecção, além da reposição volêmica precoce. Todas essas são medidas essenciais para salvar vidas e reduzir complicações decorrentes da infecção generalizada.