SBCD

Programa de Multiplicadores da SBCD conclui primeira fase com êxito em Garça (SP)

28 out 2025

Evento contou com representantes das unidades de saúde dos municípios de Andradina, Promissão e Iturama, que integram o polo Garça

Participantes do SBCD Multiplica, em Garça, interior de São Paulo. Foto: SBCD

A área de Educação e Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) concluiu com sucesso a fase de lançamento do projeto “SBCD Multiplica”, em Garça, interior de São Paulo. O encontro ocorreu no dia 22 de outubro, no município em que nasceu a Caminho de Damasco. E reuniu profissionais formadores comprometidos com a difusão do conhecimento em saúde. Assim, estiveram presentes colaboradores de unidades administradas pela SBCD nos municípios de Andradina, Promissão e Garça, no interior Paulista, e Iturama, em Minas Gerais.

O que é o SBCD Multiplica?

O projeto SBCD Multiplica tem o papel de estimular a ampliação de boas práticas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Garantindo que o conhecimento chegue de forma capilarizada a gestores, trabalhadores da saúde e à comunidade em geral. “É um enorme prazer realizar essa última edição de lançamento do SBCD Multiplica, aqui em Garça, que é o berço da Caminho de Damasco. E já passamos por: Teresina, Picos, Cubatão, Zona Norte de São Paulo. Portanto, agradecemos o engajamento e a disponibilidade dos profissionais, futuros multiplicadores em favorecer a prática de cuidado através das ações educativas em saúde”, finaliza Thais Pola, Coordenadora de Educação Permanente em Saúde da SBCD.

“Ser multiplicador de educação em saúde é assumir o papel de transformar o conhecimento em ação, compartilhar saberes e fortalecimento do trabalho coletivo nas unidades. Juntos seguimos multiplicando boas práticas e fortalecendo o SUS”, concluiu Márcia Ando, que também é Coordenadora de Educação Permanente em Saúde. Assim, o evento reuniu profissionais formadores comprometidos com a difusão do conhecimento em saúde no Teatro Municipal de Garça. E dedicou-se ao fortalecimento das práticas educativas e à consolidação de estratégias de promoção da saúde nas unidades geridas pela SBCD no polo Garça.

SBCD Multiplica em Garça

Em Garça, o SBCD Multiplica contou com palestras e aulas ministradas pelo Coordenador em Epidemiologia e Informação em Saúde, Edigê Felipe. Para ele, “o evento se mostrou uma ótima estratégia para divulgar não apenas o conhecimento, mas os dados que são produzidos rotineiramente nos serviços de saúde”. Ainda segundo ele, o compartilhamento desses dados é importante para direcionar das ações estratégicas, identificação de prioridades e para melhorar o perfil da população.

“Quero deixar meu agradecimento à SBCD por essa grande parceria. Hoje a Caminho de Damasco é responsável por toda nossa Atenção Básica. E realizam um trabalho muito importante para a cidade e para a Secretaria de Saúde”, comemorou o Secretário Municipal de Saúde de Garça, Pedro Henrique Scartezini. “Garça se sente muito homenageada em receber essa preparação com os colaboradores da área da Saúde. E a Caminho de Damasco é uma instituição muito importante para o município, pois ela contribui de maneira significativa para a saúde. Promovendo encontros como este e cada vez mais capacitando e preparando nossos profissionais”, destacou a Presidente da Câmara Municipal de Garça, Raquel Sartori. 

“É com imensa alegria que sediamos mais uma edição do SBCD Multiplica, recebendo mais três municípios: Andradina, Promissão e Iturama. Dada a importância do evento, tanto para os multiplicadores de educação em saúde e para os munícipes de Garça”, comentou Mariangela Agostini, Coordenadora Assistencial da SBCD em Garça.

Mariangela Agostini, Coordenadora Assistencial da SBCD em Garça, Thais Pola, Coordenadora de Tecnologia e Educação em Saúde, Fabio Pampolha, Gerente Médica da SBCD, Patrícia Marangão, vice-prefeita de Garça, Raquel Sartori, Preisdente da Câmara Municipal de Garça, Rodrigo Mariano, Coordenador Administrativo da SBCD em Garça, e Pedro Henrique Scartezini, Secretário Municipal de Saúde. Foto: SBCD

sbcd e educação em saúde

E dessa forma, com presença em diferentes municípios e realidades do país, a Caminho de Damasco tem atuado de forma integrada para fortalecer a rede de atenção à saúde e aprimorar continuamente os processos de cuidado. Através de projetos como o SBCD Multiplica, a instituição promove a troca de experiências entre equipes de diversas unidades, favorecendo a construção de um trabalho colaborativo, pautado na educação permanente, na inovação em gestão e na qualidade da assistência prestada à população.

Ir para o conteúdo