Mobilização das unidades reflete empenho das equipes com cuidado feito com qualidade, seguro e humanizado

Em setembro, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Norte de São Paulo, administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, se mobilizaram em ação conjunta em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. Dessa forma, a iniciativa teve como propósito reforçar o compromisso com a qualidade da assistência, a prevenção de riscos e a promoção de um cuidado seguro e humanizado.
E a ação partiu da Coordenação da Qualidade da SBCD, que mobilizou as equipes das unidades da Zona Norte. Enquanto isso, os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) de cada unidade foram responsáveis pela condução das atividades.
Valorizando a prevenção e o protagonismo no cuidado
Assim, as atividades abrangeram tanto a formação e sensibilização dos profissionais de saúde, quanto ações educativas voltadas à comunidade usuária. Com o propósito de fortalecer a cultura de segurança em todos os níveis do cuidado. Com foco na educação, corresponsabilidade e engajamento, confira as principais iniciativas:
- Capacitação e sensibilização dos profissionais sobre os protocolos de segurança;
- Orientações educativas a usuários e familiares. Reforçando o papel ativo do paciente em sua própria segurança;
- Identificação de riscos e monitoramento de indicadores. Assegurando qualidade e confiabilidade nos processos assistenciais;
- Atividades lúdicas e dinâmicas. Ampliando o alcance das ações e o envolvimento dos participantes e promoção da corresponsabilidade, mostrando que segurança é uma construção compartilhada entre equipes e comunidade.
“Essas ações nas UBSs administradas pela SBCD refletem o empenho diário das equipes que atuam para garantir um atendimento ético, de excelência e centrado no paciente” afirma Fabiana Costa, coordenadora de Qualidade na Zona Norte.
Compromisso com a segurança do paciente
Portanto, o trabalho conjunto entre os profissionais das UBSs, os Núcleos de Segurança do Paciente e a Coordenação da Qualidade da Zona Norte fortalece e estimula a adoção de boas práticas assistenciais. E dessa forma, cada UBS reafirma que o cuidado com a segurança do paciente é uma construção coletiva.
“Essa união de esforços fortalece a cultura de prevenção, garante a aplicação de boas práticas assistenciais. Além disso, reafirma o compromisso ético da SBCD, Prefeitura e Secretaria da Saúde, bem como das unidades com a qualidade do cuidado e a preservação da vida”, finaliza.




