SBCD

Garça recebe maleta de exames diagnósticos e amplia acesso da população aos serviços de saúde

30 set 2025

Novo recurso traz inovação ao município, permitindo o acesso mais fácil a exames e diagnósticos, garantindo mais agilidade e humanização no cuidado

Equipe assistencial e administrativa da SBCD junto do secretário Municipal de Saúde de Garça, Pedro Henrique Scartezini,
e da vice-prefeita do município, Patrícia Morato Marangão. Foto: SBCD

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) apresentou uma nova ferramenta que vai ampliar o acesso da população aos serviços de saúde no município: a maleta de exames diagnósticos. A organização é responsável pelo gerenciamento dos serviços da Atenção Primária à Saúde no município de Garça, interior paulista, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde.

O recurso já está disponível e representa um importante avanço na qualidade e na agilidade dos atendimentos nas unidades de saúde. Com a maleta, é possível realizar exames rápidos e essenciais diretamente no momento da consulta. Beneficiando especialmente pacientes de áreas rurais e pessoas acamadas, que encontram maior dificuldade para se deslocar até uma unidade básica.

exames diagnósticos disponíveis em garça

Entre os exames que a unidade passa a oferecer estão: glicemia, aferição de temperatura, verificação de pressão arterial, eletrocardiograma, urina, oximetria e espirometria. Além da praticidade, a maleta garante precisão no diagnóstico. Aproximando os serviços de saúde da comunidade e oferecendo maior resolutividade no cuidado.

Segundo Mariângela Rosário Agostini, supervisora assistencial da SBCD em Garça, a implantação da maleta representa um avanço importante. “Esse é um recurso que reforça nosso compromisso em ampliar o cuidado e garantir que os pacientes tenham acesso a exames fundamentais sem precisar se deslocar. Trata-se de um passo significativo para tornar o atendimento mais acessível, ágil e humanizado”, diz.

O gerente médico da SBCD, Dr. Fábio Pampolha, destaca os benefícios clínicos do equipamento. “Com a maleta, conseguimos levar para o paciente exames que até então dependiam do encaminhamento para outros serviços. Por exemplo, a oximetria que mede a quantidade de oxigênio no sangue, essencial para identificar alterações respiratórias. Enquanto a espirometria avalia a função pulmonar, fundamental no acompanhamento de doenças respiratórias crônicas. E isso garante diagnósticos mais rápidos e melhora a tomada de decisão da equipe de saúde”, ressalta.

Compromisso e parceria

A entrega da maleta para a equipe assistencial aconteceu no final de setembro. E contou com a participação do secretário Municipal de Saúde de Garça, Pedro Henrique Scartezini, bem como da vice-prefeita do município, Patrícia Morato Marangão. Assim, a equipe administrativa e assistencial da SBCD também esteve presente e promoveu os treinamentos no uso do equipamento aos profissionais de saúde.

Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da Caminho de Damasco, reforça a importância da parceria local. “Esse projeto é fruto de um trabalho conjunto entre a SBCD e a Prefeitura de Garça. Reafirmando o compromisso que a Caminho de Damasco mantém de aliar qualidade assistencial e acolhimento em saúde. Portanto, nossa prioridade é modernizar a rede. Oferecendo melhores condições de atendimento e promovendo um cuidado integral para todos os garcenses”, conclui. Com essa iniciativa, Garça dá mais um passo na modernização da rede de saúde, ampliando a resolutividade dos serviços e fortalecendo a atenção primária com tecnologia, proximidade e humanização.

Ir para o conteúdo