
Nos dias 18 e 19 de setembro, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN) promoveu uma capacitação com foco em Comunicação Não Violenta para colaboradores das áreas assistenciais. A iniciativa reforçou a importância de práticas que estimulem um ambiente ético, seguro e humanizado no cuidado à pessoa com transtorno mental.
Durante o treinamento, Roberta Aparecida Rocha, profissional da Educação Continuada da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), destacou a relevância da escuta ativa. Além disso, ela ressaltou também a empatia e o diálogo respeitoso na relação com usuários, familiares e colegas de trabalho.
Contenção Mecânica
O encontro também abordou as diretrizes para o uso da contenção mecânica. Enfatizando que sua aplicação deve ocorrer apenas em situações estritamente necessárias. Ou seja, sempre de forma ética, segura e em conformidade com os protocolos legais.
A capacitação reafirma o compromisso do PAI-ZN e da SBCD com a qualificação contínua das equipes, assegurando que os cuidados preservem a dignidade da pessoa em sofrimento mental.
Sobre o PAI-ZN
O PAI-ZN trata-se de uma unidade especializada em internações breves de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. E assim, oferece cuidados contínuos e humanizados. A unidade da Zona Norte conta com administração da SBCD, sob contrato de gestão com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

