Encontro teve como tema central “doação de órgãos: um ato de amor e esperança” e reuniu especialistas para discutirem sobre o processo de captação e doação de órgãos

Setembro Verde é a campanha que tem por objetivo incentivar a população a expressar o desejo de doar órgãos e tecidos, bem como conversar sobre o assunto com a família, facilitando a decisão pelo ato. Por conta disso, a comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) teve a iniciativa de promover o primeiro simpósio a respeito do tema no município. O encontro ocorreu no dia 23 de setembro, no auditório da Faculdade São Judas Tadeu de Medicina, que fica ao lado do HMC.
Tendo como tema: “doação de órgãos: um ato de amor e esperança”, o evento reuniu especialistas para discutirem sobre o processo de captação e doação de órgãos. “Essa iniciativa buscou fortalecer a conscientização. E promover o diálogo entre profissionais da saúde e a sociedade em geral a respeito de uma pauta tão cara e necessária para todos”, declarou a médica intensivista Dra. Graziela Paulos Duarte Pigozzi. Coordenadora da UTI do Hospital Municipal de Cubatão, a profissional atua na linha de frente da terapia intensiva e na coordenação dos protocolos de diagnóstico e abertura de morte encefálica, com experiência em doação e transplantes.
Segundo a especialista, o Brasil possui, por meio do SUS, uma ampla estrutura para possibilitar transplantes. Entretanto, ainda enfrenta como maior desafio a falta de informação e o baixo índice de autorização familiar. “Nesse sentido, o simpósio trouxe um norte para o município sobre como lidar com a questão da doação. Reunindo assim, profissionais, instituições e a comunidade para traçar estratégias mais efetivas”, complementou a profissional.
SETEMBRO VERDE – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
A iniciativa foi promovida pela Sociedade Brasileira do Caminho de Damasco (SBCD), que vem atuando de maneira próxima na formação de um comitê voltado ao tema. O evento contou com palestras, debates e mesas-redondas. Fortalecendo assim a conscientização, o conhecimento e a aceitação por parte dos presentes. Além disso, líderes religiosos também participaram dos debates e compartilharam a visão de diferentes crenças sobre o tema.
O Secretário de Saúde de Cubatão. Marcio Luiz Amorim de Oliveira, também prestigiou o evento e contribuiu com seu olhar a respeito do assunto. “Hoje tivemos a oportunidade de ouvir representantes de várias linhas religiosas, que puderam expor seu ponto de vista sobre a doação. Entendendo ser este um caminho que traz sobrevida e esperança para as outras pessoas. Agora, para o próximo encontro, a ideia é termos um número maior de participantes. Com presença ativa da comunidade e de pessoas que estejam vivenciando essa situação de perto. Como por exemplo, quem tem um familiar na fila de transplante, bem como aqueles que estejam na dúvida sobre a possibilidade de ser um doador. Para que entendam a importância e a grandeza desse ato. É importante essa conscientização e o nosso trabalho em relação a essa pauta precisa seguir firme nesse sentido”, concluiu o Secretário.




