
No Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN), a conversa foi direta e necessária: como prevenir o suicídio. Nos dias 22 e 23 de setembro, a unidade recebeu a Dra. Geovanna Maria Teixeira Jorge, médica psiquiatra com atuação na área de internação da unidade, para uma palestra que mergulhou em um dos temas mais urgentes da atualidade.
Portanto, o encontro fez parte da campanha Setembro Amarelo, movimento mundial de valorização da vida. E assim, a ideia era clara: abrir espaço para escuta, informação e troca de experiências entre colaboradores que lidam diariamente com situações de sofrimento psíquico.
Durante a apresentação, Dra. Geovanna falou sobre fatores de risco, sinais de alerta e estratégias de abordagem. Além disso, destacou a força da empatia, do acolhimento e da escuta qualificada como ferramentas. E como elas podem, de fato, fazer a diferença no cuidado tanto dos usuários quanto dos próprios profissionais de saúde.
A ação foi idealizada e realizada pela Comissão de Humanização do PAI-ZN e a repercussão foi imediata. Para a equipe, a palestra funcionou como um chamado para ampliar o olhar sobre o cuidado integral em saúde mental — lembrando que prevenir não é só tratar sintomas, mas também construir relações humanas mais atentas e solidárias.
Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com o Governo e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o PAI-ZN reforça, com iniciativas como essa, o compromisso em manter o diálogo aberto sobre um tema que não pode mais ser tabu: a valorização da vida.