SBCD

SBCD promove primeiros encontros para formação de multiplicadores de Educação em Saúde

24 set 2025

Eventos iniciais foram realizados pela Superintendência de Tecnologia em Saúde nos municípios de Teresina, Picos e São Paulo

A Superintendência de Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco deu início ao projeto “SBCD Multiplica”. Os encontros nos dias 9, 11 e 16 de setembro, nos municípios de Teresina, Picos e São Paulo, respectivamente, reuniram profissionais formadores comprometidos com a difusão do conhecimento em saúde. Tudo isso, em um espaço dedicado ao fortalecimento das práticas educativas e à consolidação de estratégias de promoção da saúde nas unidades geridas pela SBCD.

Pensando em uma programação ampla e diversificada, a organização do evento proporcionou a apresentação do Programa SBCD Multiplica a partir do objeto temático da saúde da mulher. Assim, as palestras abordaram temas como: saúde mental das mães de crianças atípicas, planejamento familiar, cuidado integral ao longo da vida, prevenção, desigualdades sociais na cobertura dos exames de rastreamento de Papanicolau e Mamografia, saúde das mulheres na terceira idade e envelhecimento com qualidade e autonomia.

SBCD MULTIPLICA: Atmosfera Flor, saúde no universo feminino

Com o nome “Atmosfera Flor, saúde no universo feminino”, o conteúdo buscou antecipar simbolicamente as ações do Outubro Rosa. Trata-se do mês da campanha de conscientização e combate ao câncer de mama. E dessa forma, a proposta procurou sensibilizar os participantes sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. Reforçando que o processo formativo vai além da transmissão de conteúdos técnicos. Ou seja, envolvendo também acolhimento, mobilização afetiva e compromisso social com a vida.

De acordo com os organizadores, o projeto SBCD Multiplica tem o papel de estimular a ampliação de boas práticas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Garantindo que o conhecimento chegue de forma capilarizada a gestores, trabalhadores da saúde e à comunidade em geral. “Encontros como estes favorecem a troca de experiências, a construção coletiva de conhecimento e o fortalecimento das políticas de educação permanente. E essa ação reafirma o compromisso da SBCD com uma educação em saúde colaborativa, inclusiva e transformadora”, declara Thais Pola Baptista Coelho, da Educação Permanente em Saúde da SBCD.

multiplicadores de educação em saúde

Kátia Braga, enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente da Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina, afirma que o encontro tem extrema relevância para todos que tiveram a oportunidade de participar. “Uma experiência única, em que tivemos a possibilidade de compartilhar conhecimentos, experiências, diálogo com profissionais de várias especialidades e áreas distintas. E a partir disso, concluímos com a certeza da importância do papel do multiplicador de educação em saúde. E dessa forma, pudemos ainda agregar mais conhecimento, aperfeiçoamento e qualificação”, completou.

Marcos Felipe de Sales Aquino, Supervisor de Enfermagem da Central de Diagnósticos de Picos (PI), também falou sobre a importância e o impacto do primeiro encontro do Programa SBCD Multiplica no município. “Esse Programa representa um marco significativo na promoção e disseminação do conhecimento em saúde. E além disso, o projeto trouxe à tona discussões profundas e necessárias sobre a saúde da mulher. Destacando a relevância da prevenção, do protagonismo feminino e do cuidado integral ao longo de todas as fases da vida”, disse.

Os eventos também promoveram oficinas práticas e atividades dinâmicas, abordando diversas questões. Como por exemplo, escuta ativa, grupos de apoio, experiências exitosas, planejamento de ações educativas, técnicas e metodologias para replicar conhecimento. “Os encontros reafirmaram a relevância da educação em saúde como instrumento de transformação social. Mostrando que investir na formação de multiplicadores é investir em um sistema de saúde mais participativo, resolutivo e alinhado às necessidades da população”, pontuou Márcia Cristina Néspoli Ando, Coordenadora de Educação Permanente em Saúde da SBCD.

“A participação de conceituados palestrantes engrandeceu ainda mais o evento. E fiquei bastante entusiasmado com as sugestões de metodologias para aplicação. E os debates propostos também agregaram novos conhecimentos que podemos utilizar na ponta, em nosso dia a dia. Através de uma assistência mais segura e de qualidade”, reconheceu Cícero Vicente Alves, gerente da UBS Jardim Joamar, na Zona Norte da cidade de São Paulo.

superintendência Tecnologia em Saúde

Segundo o superintendente de Tecnologia em Saúde da SBCD, Dr. Hugo Macedo, um dos objetivos é promover, junto aos demais superintendentes, um curso de especialização em serviços. E assim, formar outros profissionais dentro das necessidades identificadas. Envolvendo a questão assistencial, lideranças técnicas, administrativas e protocolos com base na consolidação da qualidade dos serviços, segurança do paciente e governança corporativa. Além disso, outros processos que serão agregados à instituição ao longo do tempo também se enquadram.

“Estamos contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública no Brasil. E tenho muito orgulho em fazer parte dessa transformação da realidade, são muitos anos de experiência na Atenção Primária e nos últimos tempos pude observar evoluções significativas. Então, é evidente a melhora da infraestrutura e da qualidade dos serviços oferecidos. Recentemente, também tive a oportunidade de conhecer nossas unidades no Piauí e fiquei muito orgulhoso com o que pude constatar. Especialmente por saber que a Caminho de Damasco faz parte direta dessa evolução”, concluiu Dr. Hugo Macedo.

Ir para o conteúdo