De janeiro a setembro, maternidade de Iturama (MG) se consolida como referência em assistência humanizada, sob gestão da SBCD em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde

Entre janeiro e setembro de 2025, 272 bebês nasceram no Hospital Delfina Alves Barbosa, o Hospital do Povo, em Iturama (MG). Os números celebram não apenas vidas que chegaram, mas também o trabalho de uma equipe que coloca o cuidado, a segurança e o acolhimento no centro da assistência.
A unidade é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) desde 2024, após vencer o certame promovido pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Iturama. Desde então, a maternidade reforça sua missão de oferecer qualidade e humanização em cada atendimento. Não só às gestantes, mas também aos bebês que dão seus primeiros passos de vida no hospital.
Para Danilo Siqueira Paixão, Gerente Administrativo do Hospital do Povo, o número demonstra a seriedade e a dedicação do time. “Nosso Centro Cirúrgico Obstétrico conta com uma equipe multiprofissional bastante engajada e que atua de forma integrada para garantir segurança e qualidade na assistência. Somos formados por médicos obstetras, anestesista, enfermeiras, técnicos de enfermagem e instrumentador cirúrgico. E todos comprometidos com a vida e com o bem-estar das mães e dos bebês”, afirma.
Mais de 270 bebês nascem no Hospital do Povo
A maternidade realiza, em média, 35 a 45 partos por mês. Sendo assim, o número que corresponde a aproximadamente 1 a 2 nascimentos por dia. Segundo Lucinéia Oliveira da Silva, Responsável Técnica, essa rotina traduz o compromisso diário com a saúde da mulher e da criança. “Além do cuidado com a mãe, nossa atenção está também no bebê. Ou seja, com uma assistência humanizada que valoriza cada detalhe desse momento único”.
Para a Diretora Técnica, Dra. Marcela Maia, os números expressam mais que estatísticas. “São 272 histórias de vida que se iniciam em um ambiente de cuidado, carinho e responsabilidade. Portanto, é uma alegria para nós participar desse momento tão especial na vida das mulheres. E reforçar a importância da valorização da vida desde os primeiros instantes”, destaca.
“Nosso propósito é claro: garantir acolhimento, segurança e qualidade. Seguimos firmes com o lema da SBCD, que inspira nosso trabalho todos os dias: pessoas cuidando de pessoas”, conclui Danilo.
