SBCD

Hospital Regional Justino Luz completa um ano do serviço de Cirurgia Pediátrica

23 set 2025

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, celebra neste mês de setembro o primeiro ano de funcionamento do serviço de Cirurgia Pediátrica. Entre os principais procedimentos estão: cirurgias de fimose, hérnias inguinais e umbilicais, testículos não-descidos, língua presa, dedos extranumerários. Além disso, diversos atendimentos de urgência e emergência.

Antes da implantação do serviço, muitas crianças precisavam ser deslocadas até a capital, Teresina, para ter acesso às cirurgias. Assim, elas enfrentavam dificuldades financeiras e logísticas, além de um tempo maior para realização dos procedimentos. Há um ano, com a oferta local, as famílias encontram atendimento especializado mais próximo de casa. E dessa forma, possuem maior comodidade, segurança e satisfação para a população de Picos e toda a macrorregião.

A iniciativa foi viabilizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). E já contabiliza quase 200 procedimentos realizados com sucesso no Hospital Regional Justino Luz, que conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

um ano de cirurgias pediátricas no justino luz

O cirurgião pediátrico responsável pelo serviço, Dr. José Lucas Talles Ferreira Luz, destaca o diferencial do atendimento. “A atenção ao cuidado, a assistência prestada e a humanização que nossas crianças recebem, tornam a experiência de passar por uma cirurgia algo lúdico e sem traumas. E isso fortalece o vínculo do hospital com a comunidade, consolidando nosso serviço como referência no cuidado e no bem-estar infantil”, expressa.

Ao relembrar os avanços no primeiro ano das cirurgias pediátricas no HRJL, o gerente assistencial, Ediney Leal, ressalta a importância do serviço especializado, que trouxe mais acolhimento e resolutividade para os pequenos pacientes da região. “Essa conquista representa não apenas um avanço estrutural para o hospital, mas também um marco na qualidade da assistência oferecida às nossas crianças e suas famílias. Além disso, reafirma o compromisso do hospital com a saúde e a melhoria da assistência infantil para toda a macrorregião de Picos”, finaliza.

Ir para o conteúdo