Unidade de Referência à Saúde do Idoso organizou uma atividade voltada aos frequentadores do equipamento por conta da data

Em 21 de setembro celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. A data visa aumentar a divulgação de informações sobre a doença, seus sintomas, formas de tratamento e para fortalecer o aconselhamento aos familiares e cuidadores dos pacientes. Por conta disso, a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana Jaçanã organizou um evento, voltado aos frequentadores do equipamento, em celebração à data.
Na oportunidade, foi promovida uma roda de conversa com o médico geriatra, Dr. Victor Souza, para esclarecimento de mitos e verdades sobre a doença. Além disso, a Terapeuta Ocupacional, Satie Isejima, conduziu uma oficina de estimulação cognitiva. Com o objetivo de demonstrar atividades que podem incentivar a mente quanto à prevenção de declínios cognitivos.
Dia de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Ela causa a morte de neurônios do cérebro, especialmente aqueles responsáveis pela memória, resultando na incapacidade de gerar novas memórias. Sendo assim, os sintomas podem incluir: esquecimento de eventos recentes, dificuldade para realizar tarefas comuns, mudanças no humor e na personalidade, e problemas na comunicação. Por fim, esta condição pode resultar em apatia, depressão, ansiedade e, em alguns casos, agressividade. Afetando profundamente a autonomia da pessoa e exigindo apoio constante dos cuidadores.
“Esse encontro visa valorizar a presença dos participantes. E busca promover interação e trazer um pouco mais de alegria para a vida de cada um deles. Assim, aproveitamos a oportunidade para abrirmos a palavra aos presentes e discutirmos um pouco a respeito da desmistificação de preconceitos e estereótipos da pessoa idosa. Ajudando a mudar um pouco a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento”, relata Thabata Cruz de Barros, gerente da URSI Santana Jaçanã.
As Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI) são pontos secundários de atenção e de caráter ambulatorial. Portanto, o acesso ao serviço é através da avaliação multidimensional da pessoa idosa na Atenção Básica. As URSI também realizam o apoio na condução de alguns casos quando solicitado o matriciamento pela Unidade Básica de Saúde. E também tem a finalidade da educação permanente em saúde para as unidades do seu território de atuação, como instrumentos para assegurar a integralidade do atendimento. Além de organizar e dar suporte à rede de atenção coordenada pela Atenção Básica.
A URSI Santana Jaçanã é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.