Objetivo do treinamento é manter a equipe assistencial das unidades de saúde atualizadas sobre a transfusão segura

A UPA 24h de Picos, em parceria com a equipe técnica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), realizou uma capacitação voltada para a assistência hemoterápica com ênfase no Protocolo Estadual de Transfusão Segura. A iniciativa teve como principal objetivo qualificar os profissionais de saúde. Garantindo assim, maior segurança no processo transfusional e contribuindo para a excelência no atendimento aos pacientes.
Durante a capacitação, o técnico de laboratório do HEMOPI de Picos, Felipe Ruan, ressaltou a relevância do protocolo e os objetivos da formação. “O treinamento baseou-se no PETS, que é o Protocolo Estadual de Transfusão Segura. Ou seja, um protocolo muito importante pra implementar nas unidades de saúde que atendem serviços hemoterápicos. Assim, o nosso intuito é conscientizar as equipes e qualificá-las para promover de forma segura e eficiente a hemotransfusão”, explica.
A coordenadora administrativa da UPA 24h de Picos, Gabrielly Rocha, destaca o compromisso da Unidade com a qualificação contínua dos profissionais e a segurança no cuidado aos pacientes. “É de extrema importância promover treinamentos como o de transfusão segura. Priorizamos muito a segurança do paciente. E sabemos que uma transfusão, realizada de forma correta, depende diretamente da capacitação e atualização constante de nossas equipes. Portanto, esse tipo de formação fortalece a qualidade da assistência. Garantindo que cada profissional esteja preparado para seguir os protocolos de segurança, humanização e eficiência”, finaliza.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).