Iniciativas iniciadas em agosto reduzem desperdícios, promovem eficiência e reforçam o compromisso do Hospital Municipal de Cubatão com a sustentabilidade e a saúde da população

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) deu início em agosto deste ano a dois projetos inovadores que unem sustentabilidade, tecnologia e humanização no cuidado em saúde. As ações têm como objetivo reduzir desperdícios, qualificar processos e ampliar a eficiência da assistência prestada. A unidade é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria Municipal de Saúde.
Uso Racional de Exames Laboratoriais e Humanização
No setor de laboratório, a implantação do sistema Salutem trouxe uma mudança significativa: a criação de alertas (“flags”). A partir disso, elas avisam os médicos quando já houve a solicitação de um exame para o mesmo paciente em um curto intervalo de tempo.
Essa inovação gera impactos diretos:
- Evita desconfortos de coletas repetidas para os pacientes;
- Reduz o consumo de insumos hospitalares, como agulhas e tubos;
- Diminui o tempo de espera para resultados;
- Otimiza a rotina das equipes de saúde.
A estimativa é evitar cerca de 200 exames duplicados por mês. Sendo assim, nos casos em que a repetição for necessária, o médico precisa registrar a justificativa no sistema. Garantindo maior segurança, transparência e qualidade da gestão clínica.
“Com esse modelo, ganhamos em segurança e conforto para o paciente. Além de qualidade na gestão clínica, adesão às boas práticas e também em sustentabilidade”, destaca Vanessa Matos, supervisora de laboratório do HMC.
Farmácia: gestão inteligente de medicamentos
Outra frente em andamento está na farmácia do hospital, com a adoção de processos de controle de estoques e rastreabilidade de medicamentos. Dessa forma, a estratégia busca diminuir perdas por vencimento. E assegurar que a utilização dos insumos seja dentro dos prazos de validade e melhorar a previsibilidade de compras.
Com isso, o hospital fortalece não apenas a eficiência administrativa, mas também a segurança do paciente. Ao garantir que os medicamentos estejam sempre disponíveis e em condições adequadas de uso.


compromisso com o futuro
Esses dois projetos refletem a visão do HMC em integrar tecnologia, sustentabilidade e cuidado humanizado em saúde. Ou seja, mais do que resultados imediatos, eles apontam para uma gestão hospitalar moderna, alinhada às demandas da população e aos desafios globais da área da saúde. Por fim, as iniciativas reforçam o compromisso do hospital com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma vez que eles estabelecem metas globais até 2030, entre elas o uso racional dos recursos e a promoção de sistemas de saúde mais inclusivos e resilientes.