Unidades de saúde mobilizaram a comunidade com palestras, passeatas e atividades educativas

A Atenção Primária à Saúde (APS) de Garça deu início, no dia 4 de agosto, às ações da campanha Agosto Dourado. Trata-se de um mês dedicado à intensificação das atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As unidades de saúde do município contam com a administração da pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura de Garça e a Secretaria Municipal de Saúde.
As unidades de saúde do município realizaram palestras educativas, passeatas, encontros com famílias, orientações sobre técnicas de amamentação, cuidados no período de aleitamento, além da distribuição de materiais informativos. Além disso, houve decoração de espaços com balões e cartazes dourados. E assim, reforçando o caráter simbólico da campanha.
De acordo com Mariângela Rosário Agostini, supervisora assistencial da SBCD em Garça, o Agosto Dourado trata-se de uma oportunidade de unir profissionais, famílias e comunidade em torno de um tema fundamental. “A amamentação exclusiva até os seis meses de vida é uma das formas mais eficazes de garantir saúde e desenvolvimento integral para os bebês. E neste caso, nosso papel é apoiar e orientar as mães e famílias nesse processo”, destacou.
AGOSTO DOURADO EM GARÇA
A programação contemplou atividades em Unidades de Saúde da Família (USFs), auditórios e espaços comunitários. E dessa forma, todas buscaram conscientizar sobre os benefícios do aleitamento. E reduzir assim, os índices de desmame precoce e mortalidade infantil.
Ainda segundo Mariangela Rosário, a atuação integrada da APS fortalece os resultados da campanha. “Cada ação, seja uma palestra, um encontro ou até mesmo uma conversa individual, faz diferença na vida das mães e crianças. É uma corrente de cuidado que precisa ser mantida e valorizada”, conclui.
A campanha Agosto Dourado foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.435/2017 e tem como símbolo a cor dourada, que remete ao leite materno como alimento padrão ouro para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).