Participantes receberam orientações sobre prevenção e combate a princípios de incêndio, procedimentos de evacuação de áreas e noções de primeiros socorros

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos realizou uma capacitação de brigada de incêndio com o objetivo de reforçar a segurança e o preparo dos profissionais da Unidade para situações de emergência. A atividade foi direcionada a colaboradores de diferentes setores, supervisionada pelo técnico de segurança do trabalho, e teve como foco o preparo teórico e prático para atuação eficiente frente às situações de risco envolvendo fogo. Essa ação é parte do comprometimento da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora da UPA, com as políticas de saúde e segurança do trabalho.
Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre prevenção e combate a princípios de incêndio, procedimentos de evacuação de áreas e noções de primeiros socorros. A formação abordou conteúdos sobre saúde e segurança no trabalho, integrando conhecimentos fundamentais para atuação segura e eficaz dos profissionais da unidade.
A programação foi dividida em duas etapas: a primeira teórica, voltada aos conceitos de primeiros socorros, com ênfase em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e manobras de desengasgo, e outra prática, realizada nas dependências da UPA, com simulações de combate a princípio de incêndio, utilizando extintores e hidrantes. Para a capacitação dos protocolos de segurança sobre situações emergenciais, o Coordenador de Segurança do Trabalho da SBCD, Marcos Feitosa dos Santos, destacou a relevância da iniciativa. “É de extrema importância que uma unidade de saúde tenha em seu quadro de colaboradores pessoas com o conhecimento do combate ao princípio de incêndio, devido à necessidade de manter todos os equipamentos de combate a incêndio em sua devida condição de uso, já que a prioridade em caso de um sinistro é sempre salvar vidas. Uma equipe de brigada de incêndio bem treinada minimiza riscos, reduz danos e garante sempre uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência para todos”, concluiu.