SBCD

Novo Hospital Regional de Picos passa a realizar cirurgias vasculares

8 ago 2025

O Novo Hospital Regional de Picos (NHRP) passou a realizar procedimentos cirúrgicos para o tratamento de doenças que afetam o sistema circulatório. A implantação do serviço é mais um passo significativo no desenvolvimento da unidade e na relevância que ela vem assumindo junto à população de toda a região. Ampliando assim, a capacidade de atendimento e reforçando seu papel estratégico na descentralização do acesso à saúde especializada no interior do estado do Piauí.

Entre os novos procedimentos, vale destacar: amputações, desbridamentos, fasciotomias, desbastamentos e inserção de Permcath (cateter de longa permanência para hemodiálise). Os cirurgiões vasculares Dra. Raquel Rufino e Dr. Marcus Barros são responsáveis por conduzir os serviços. “Vejo de forma muito positiva a estrutura disponível aqui no Novo Regional de Picos. Pois ela já permite a realização de diversos procedimentos que antes não estavam ao nosso alcance. E assim, onseguimos oferecer cirurgias vasculares de média complexidade com mais segurança e qualidade. Ou seja, impacta diretamente na vida das pessoas. Pois reduz significativamente a necessidade de transferências. E isso antes causava maior demora para realização do procedimento e consequentes riscos aos pacientes”, constata Dr. Marcus Barros.

Cirurgias vasculares no nhrp

A oferta de cirurgias vasculares representa não apenas uma conquista para o Novo Hospital Regional de Picos, que é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, mas também uma resposta concreta às necessidades da comunidade, é o que destaca a gerente assistencial do NHRP, Angélica Luz. “Sabemos que as doenças vasculares afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas que, muitas vezes, requerem intervenções rápidas e eficazes. Agora, com uma equipe altamente qualificada e estrutura adequada, conseguimos oferecer esse cuidado com segurança, precisão e conforto para os nossos pacientes”, enfatiza a gerente assistencial.

A atuação dos especialistas também inclui a avaliação e o acompanhamento clínico dos pacientes, contribuindo para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.

Ir para o conteúdo