
A UPA Jaçanã reafirma seu compromisso com a promoção de um cuidado respeitoso, inclusivo e humanizado. A unidade administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma importante ação do Núcleo de Proteção contra Violências (NPV).
Assim, criou-se na UPA um mural informativo com orientações voltadas ao atendimento de pessoas LGBTQIA+. Ou seja, com foco no respeito à identidade de gênero, ao uso do nome social e à escuta sensível. A proposta é ampliar o acesso dos colaboradores a conteúdos que reforcem boas práticas, direitos e alertas sobre condutas que devem ser evitadas.
A iniciativa fortalece o compromisso institucional com a equidade, a ética e a valorização da diversidade. E dessa forma, promove um ambiente de cuidado livre de preconceitos, desde a recepção até o atendimento final.
“Construir um sistema de saúde mais justo, acessível e acolhedor é uma responsabilidade coletiva. E esse compromisso se concretiza no dia a dia, com ações como essa”, reforça Paula Martins, Coordenadora Assistencial do serviço de Urgência e Emergência da SBCD.