Encontro discutiu a importância de uma boa comunicação com os pacientes e acompanhantes, bem como junto aos demais membros da equipe de trabalho

A importância de uma comunicação clara e eficiente junto a pacientes, acompanhantes e colegas de trabalho foi o tema central de um Simpósio promovido aos profissionais que atuam no Hospital Municipal de Cubatão (HMC). O encontro tratou-se de uma iniciativa em conjunto da Comissão de Humanização do HMC e do Programa Corporativo de Humanização da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. A SBCD administra o Hospital por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde.
Durante as apresentações, o palestrante Alberto Guimarães falou sobre comunicação em gestão de crise no ambiente hospitalar. E defendeu a comunicação como uma pauta de extrema importância nos equipamentos de saúde. “Todos os envolvidos na assistência precisam saber o seu papel, a posição de cada um e as suas respectivas responsabilidades. Afinal, a somatória da atuação de cada um é que vai resultar na construção de uma visão positiva da assistência prestada”, afirmou.
Por sua vez, Caio de Toledo Oliveira abordou a questão da comunicação junto ao paciente. Sendo assim, ele acredita que, no dia-a-dia, os profissionais da Saúde se deparam com situações extremamente difíceis e delicadas. Ou seja, é fundamental ter uma boa relação junto ao paciente e familiares. “Entendemos que, cada vez mais, é preciso estabelecer uma comunicação clara, concisa e humanizada como forma de alcançar sucesso na relação. E isso pode até mesmo influenciar no resultado do tratamento”, declarou.
O poder da comunicação
De acordo com o coordenador corporativo do Programa de Humanização da SBCD, Dr. Newton Tomio Miyashita, a promoção de palestras, atividades práticas e dinâmicas de grupo sobre conscientização e reflexão quanto à importância da comunicação efetiva, não violenta e humanizada tem se tornado uma constante para os colaboradores das unidades de Saúde administradas pela SBCD. “Tal iniciativa tem o propósito de estabelecer relações saudáveis entre a equipe, pacientes, acompanhantes e público em geral. Contribuindo assim para uma experiência mais positiva para todos”, defende.
Por fim, o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle, afirmou que ao investir na promoção de eventos como este é necessário destacar a importância da comunicação como ferramenta. Para fortalecer as relações interpessoais, assegurar a qualidade do atendimento e promover um ambiente de trabalho colaborativo e saudável. “Uma comunicação eficaz entre os profissionais da saúde é crucial para evitar erros, garantir a segurança dos tratamentos e proporcionar a melhor experiência possível aos pacientes”, finaliza.