SBCD

Cubatão dá início à programa de controle do tabagismo

27 jun 2025

Lançamento do projeto ocorreu na terça-feira, 24 de junho

Cubatão deu um importante passo na luta contra o tabagismo. Assim, o município lançou nesta terça-feira, 24 de junho, um programa que tem por objetivo oferecer apoio às pessoas que desejam parar de fumar. Por meio de ações educativas, acompanhamento multiprofissional e oferta de tratamento, os interessados terão o suporte na luta contra o tabagismo.

“Hoje celebramos uma importante conquista na promoção da saúde em Cubatão, através de ações de política pública na luta contra o tabaco. Com a disponibilização de profissionais e grupos de trabalho prontos para receber e atender quem procurar por ajuda nas unidades públicas de saúde (UBS’s), inclusive com a participação ativa de psicólogos“, celebrou o Secretário Municipal da Saúde, Marcio Oliveira.

A iniciativa irá oferecer orientação, atividades educativas, acompanhamento com profissionais da saúde e acesso ao tratamento via atendimento nas UBSs. No município de Cubatão, as unidades contam com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de Cubatão e Secretaria Municipal da Saúde.

programa de controle do tabagismo

“A ideia é avançarmos cada vez mais no cuidado à população que necessita de apoio na luta contra o vício. Àqueles que têm vontade de parar de fumar, procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Pois estaremos de portas abertas ara recebê-los e incluí-los no projeto”, reforçou o coordenador do programa municipal de controle do tabagismo, Geraldo Luiz da Silva.

Conseguir parar de fumar não é nada fácil, mas é possível, e essa decisão se torna menos complexa quando se pode contar com apoio especializado, obter informações técnicas e acolhimento.

“Obter sucesso nessa jornada requer profissionais de saúde que estejam engajados na política intersetorial do programa, uma política de assistência e de vigilância sanitária e epidemiológica, eixos fundamentais para que o programa esteja bem estruturado, seja efetivo e eficaz”, detalhou a coordenadora da política estadual de controle do tabagismo de São Paulo, Sandra Marques, que participou do lançamento do projeto e contribuiu relatando a experiência com a implantação do programa em outros municípios do Estado.

Pular para o conteúdo