
A UBS Jardim Flor de Maio realizou uma série de atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente. Com foco em educação ambiental e promoção da saúde sustentável na unidade, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em Parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os dias 2 e 6 de junho, a UBS, localizada na zona norte paulista, mobilizou profissionais da saúde e da educação física. E a partir disso, eles desenvolveram ações sustentáveis. Como por exemplo, o plantio de sementes orgânicas e até a discussão dos impactos do aquecimento global na saúde humana. As ações envolveram rodas de conversa, palestras e dinâmicas práticas, beneficiando diretamente 146 moradores da comunidade.
Sendo assim, a organização das atividades respeitam os eixos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
ATIVIDADES DA UBS FLOR DE MAIO
- Consumo orgânico e semeadura de rúcula. Ou seja, incentivando hortas caseiras e alimentação saudável;
- Separação correta de resíduos recicláveis, reforçando a importância da destinação adequada do lixo;
- Importância das abelhas na biodiversidade, destacando seu papel na polinização e equilíbrio ambiental;
- Efeitos do aquecimento global na saúde, com orientação durante ações de vacinação de rua;
- Combate ao desperdício de alimentos, com foco na sustentabilidade e aproveitamento integral dos alimentos.
“A conscientização ambiental é uma ferramenta poderosa de promoção à saúde. Assim, ao integrar temas ambientais à rotina da UBS, conseguimos envolver a população em práticas sustentáveis que refletem positivamente no bem-estar coletivo”, destacou Diulian Silva, Agente de Promoção Ambiental (APA) da unidade.
As atividades contaram com a atuação de Agentes de Promoção Ambiental (APA), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), psicóloga, educadora física e técnica de enfermagem. E reforçam o compromisso da UBS com a promoção de um território mais consciente e resiliente.