SBCD

Fortalecendo Vínculos de Cuidado e Autonomia

26 maio 2025

AME CRI Norte encerra 42ª edição do Curso de Orientação para Cuidadores Informais com foco em práticas humanizadas e apoio domiciliar ao cuidador informal da pessoa idosa

Participantes da 42ª edição do Curso de Orientação para Cuidadores Informais. Foto: SBCD

O Ambulatório Médico de Especialidades Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte), unidade sob gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde, concluiu, no dia 21 de maio, a 42ª edição do Curso de Orientação para Cuidadores Informais. A unidade localiza-se dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui, na zona norte da capital paulista.

Com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (2006), a iniciativa visa apoiar os cuidadores informais (familiares, amigos, vizinhos). Especialmente aqueles que atuam no cuidado da pessoa idosa que está em acompanhamento médico na unidade. Dessa forma, o curso promove a sistematização do cuidado no domicílio com foco na promoção da saúde, prevenção de agravos e manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa.

42ª edição do Curso de Orientação para Cuidadores Informais

Coordenado pelo Serviço Social, destaca a participação ativa da equipe médica e assistencial do AME CRI Norte. Ou seja, com foco no desenvolvimento dos três eixos estratégicos de atuação do projeto e na construção de modelos alternativos de cuidado e no fortalecimento da rede de apoio domiciliar. Nesta edição, 18 cuidadores participaram das atividades, que buscaram não transmitir somente conhecimento técnico. Mas além disso, também buscaram promover acolhimento, escuta e fortalecimento da autonomia de quem cuida.

“Acompanhar a trajetória até a 42ª edição traz o sentimento de conquista, perante o compromisso da educação em saúde, em um serviço público. E acredito que mudamos muitas realidades”, destacou Andreia Magalhães, coordenadora do Serviço Social da unidade.

Alessandra Soares, assistente social da unidade, complementa: “Essa também é atuação do serviço social que tanto prezo: a promoção da autonomia dos sujeitos de direito. Aos cuidadores, aos profissionais, aos que fizeram parte, a minha admiração”.

Dessa forma, quem participou também reconheceu o impacto transformador da iniciativa, como relatou Gilmar Vareto, de 65 anos. “Cada um de nós está saindo do curso com uma visão diferente, sabendo que é importante cuidar de si próprio. Se a gente não se cuidar, não temos condições de cuidar do outro”, disse o cuidador participante do curso.

Portanto, com esta ação, o AME CRI Norte mantém seu compromisso com a humanização da assistência e a valorização do cuidado. Promovendo saúde e bem-estar para quem cuida e para quem é cuidado.

Pular para o conteúdo