A campanha promoveu encontros com equipes multiprofissionais para orientar e acolher gestantes

As unidades básicas de saúde de Cubatão promoveram a Semana da Gestante entre os dias 12 a 16 de maio. A campanha teve como objetivo oferecer acolhimento, orientações práticas e suporte multiprofissional para mulheres grávidas. E dessa forma, fortalecer o vínculo entre gestantes e a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do município, gerenciada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão.
As profissionais da saúde abordaram temas como: alimentação na gestação, cuidados com o bebê, plano de parto, tipos de parto, saúde emocional, aleitamento materno, vacinação, higiene e prevenção de doenças como a diabetes gestacional. Assim, as equipes locais organizaram atividades simultâneas que vão de encontro com as diretrizes do programa “Laços de Acolhimento”, lançado mês passado.
Além disso, a campanha contou com diversas ações, tais como: rodas de conversa, palestras, atividades educativas, entrega de kits maternidade e repelentes, escalda-pés artesanais, cafés colaborativos e momentos de integração entre gestantes e equipes multiprofissionais. Portanto, confira abaixo as unidades participantes e registros desses momentos especiais para as gestantes de Cubatão.
Unidades participantes da semana da gestante:
- USF Vila São José
- USF Jardim Nova República
- USF Vila Esperança II – CAIC
- USF Pinhal do Miranda
- USF Morro do Índio
- USF Jardim Casqueiro
- USF Ilha Caraguá
- UBS 31 de Março
- USF Vila dos Pescadores
- UBS Vila Nova
- USF Água Fria
- USF Pilões
Semana da Gestante destaca compromisso da SBCD com a saúde da mulher
Por fim, a Semana da Gestante demonstra a força do trabalho integrado nas unidades de saúde de Cubatão. Além disso, reforça a importância do atendimento à mulher, especialmente as mães. Portanto, a presença ativa das equipes e a participação das gestantes ressaltam a importância e adesão da população a ações educativas, acolhedoras e informativas para fortalecer o cuidado com a saúde materno-infantil.







