SBCD

Encontro levanta reflexões acerca dos desafios das mães atípicas

22 maio 2025

Iniciativa da Atenção Primária à Saúde de Cubatão discutiu ações que podem ser desenvolvidas a fim de prestar auxílio às mães atípicas

Mães atípicas durante a palestra em Cubatão. Foto: SBCD

“Os desafios e aprendizados da maternidade atípica e a saúde mental da mãe solo” foram os temas que estiveram em discussão, durante um evento promovido pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão. Assim, a palestra promoveu a discussão dos desafios que as mães atípicas precisam enfrentar no dia-a-dia. O evento ocorreu na terça-feira, 20 de maio, no auditório da Secretaria de Indústria, Porto e Emprego de Cubatão. Ana Paula Albuquerque, mãe atípica, palestrante e aromaterapeuta; Miriane Honório, mãe solo de três, assessora de eventos e empreendedora; e Josy Santos, mãe atípica e assessora de Políticas Públicas para pessoas com deficiência da Prefeitura de Cubatão ministraram as palestras.

mães atípicas: o dia-a-dia para criação dos filhos

Na oportunidade, ocorreu uma troca de experiências sobre as diversas situações enfrentadas por mães atípicas. Com a participação também do público que prestigiou a iniciativa, destacando a importância dos cuidados necessários para com as mães atípicas. “Trata-se de um espaço criado para ampliar as discussões sobre essa pauta, tão importante e necessária. Para que a gente possa, enquanto serviço de saúde, promover o acolhimento dessas mães. E prestar todo o apoio que elas necessitam, propondo avanços e fortalecendo o cuidado junto a elas”, declarou Daniela Cardoso Soares, gerente administrativa da Atenção Primária à Saúde em Cubatão.

saúde mental em foco em cubatão

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Marcio Oliveira e da Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Cubatão, Jaque Barbosa. “Política pública se constrói dessa forma, ouvindo a população e entendendo as suas demandas. É preciso destacar a importância daquilo que está sendo construído aqui em Cubatão. E hoje nós temos uma estrutura de saúde mental que é referência para toda a região. Com o ambulatório de saúde mental, CAPS adulto, CAPS infanto-juvenil e o CAPS álcool e drogas. Tudo isso, para proporcionar à população uma saúde mental de qualidade. Especificamente em relação ao evento de hoje, queremos dizer para essas mães que elas podem contar com a saúde pública de Cubatão para ouvi-las. E entender quais são as suas demandas e necessidades”, afirmou Marcio Oliveira.

Por sua vez, Jaque Barbosa acredita se tratar de um passo muito importante para a pauta, extremamente relevante. “A promoção desse encontro é fundamental para que a gente consiga desenvolver políticas públicas eficientes e assertivas. Com o intuito de apoiar e acolher essas mulheres. Novos encontros virão, para que estejamos cada vez mais próximas e possamos avançar no desenvolvimento de ações que atendam os anseios das mães atípicas de Cubatão”, concluiu a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos.

A Atenção Primária à Saúde de Cubatão é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde.

Pular para o conteúdo