SBCD

Novo Hospital Regional de Picos recebe primeiras turmas de Enfermagem e Nutrição para estágio

25 mar 2025

Integrantes da primeira turma de estagiários de Enfermagem e Nutrição. Foto: SBCD

Alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Piauí, campus Helvídio Nunes de Barros, iniciaram o processo de estágio no Novo Hospital Regional de Picos, no primeiro semestre de 2025. Dessa forma, os estudantes do 8º período de Nutrição e 9º período de Enfermagem serão divididos em grupos, com horários distintos, garantindo uma experiência de estágio eficaz e sem sobreposição de turnos. Portanto, ao todo serão 37 alunos, sendo seis da disciplina de Nutrição Clínica e 31 de Enfermagem. Assim, teles terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático, sob a supervisão de profissionais experientes.

“O Novo Hospital Regional de Picos segue expandindo oportunidades e abrindo caminhos para novas práticas e experiências acadêmicas, reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento da saúde pública na região. Essa parceria é fundamental para o crescimento e o aprimoramento dos nossos serviços”, declara Angélica Luz, gerente assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, que é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

possibilidade de estágio para os atuais e futuros alunos

Laura Formiga, professora responsável pela disciplina de estágio no curso de enfermagem da UFPI, expressa suas expectativas quanto à nova possibilidade de estágio para os atuais e futuros alunos. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, essa é a primeira turma do curso de enfermagem da UFPI, resultado de uma estrutura trabalhada por anos e que gerou muita expectativa em todos. Nossos acadêmicos vão ter um ganho excepcional de experiência durante essa prática, numa estrutura nova e com profissionais qualificados”, ressalta a professora.

Pedro Henrique Ferreira Modesto, estudante do nono período de enfermagem, descreve suas primeiras impressões. “Já tive experiências em outros ambientes hospitalares, mas o Novo Hospital Regional de Picos me surpreendeu positivamente, tanto pela estrutura quanto pela organização da equipe. Durante a visita técnica, conseguimos entender a logística e a rotina do hospital, e essa primeira visão me impactou. E foi possível perceber que a assistência prestada é altamente sistematizada e baseada em evidências, o que garante um atendimento mais eficiente e seguro. Desde o primeiro contato, todas as regras foram apresentadas com clareza, e as enfermeiras que nos receberam demonstraram excelência no acolhimento e na organização. Essa recepção fez toda a diferença, pois nos sentimos verdadeiramente integrados ao ambiente hospitalar e à equipe de profissionais”, enfatiza o acadêmico.

oportunidade de colocar conhecimeno em prática no nhrp

Crisley Eduarda, uma das estudantes de nutrição a estagiar na unidade, expressa suas expectativas quanto à oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido durante a graduação. “Minhas expectativas para o estágio clínico são bastante altas, principalmente por ser no NHRP, uma estrutura nova e moderna. Eu quero adquirir o máximo de conhecimento possível nessa área da nutrição clínica, como abordar o paciente acamado, por exemplo. Todo conhecimento adquirido é muito importante, pois depois de formada eu quero de fato executar com maestria a nutrição clínica”, declara a estudante.

A nutricionista do NHRP, Cleria Arrais de Moraes Monte, relata que há expectativas positivas para ambas as partes sobre essa nova fase que passarão a vivenciar. “O estágio é um momento essencial na trajetória do estudante. É onde o aluno tem a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido durante o curso e desenvolver habilidades técnicas em relação à atuação profissional. É natural que sejam muitas expectativas, tanto da parte deles quanto da nossa, é uma realidade dinâmica e desafiadora para nós, pois é a primeira turma que estamos recebendo. Estamos aqui para oferecer orientação e dar todo o suporte necessário para que eles cresçam como profissionais no NHRP”, ressalta a profissional.

Já segundo Angélica Luz, trata-se de uma iniciativa positiva para todos os envolvidos. “Os futuros profissionais têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real, absorvendo as experiências e os conhecimentos práticos obtidos durante esse período, de fundamental importância, para a continuidade bem-sucedida dos profissionais nos serviços de saúde em que eles venham a trabalhar futuramente”, finaliza a gerente assistencial do NHRP.

Pular para o conteúdo