SBCD

UPA Jaçanã promove encontro sobre cuidados com a pessoa idosa

24 mar 2025

Evento do Núcleo de Prevenção à Violência reforça a importância da empatia e do acolhimento na atenção ao idoso

A UPA Jaçanã, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, em 20 de março, um encontro promovido pelo seu Núcleo de Prevenção à Violência para discutir os cuidados com a pessoa idosa.

O evento reuniu lideranças profissionais das unidades de Saúde do território Santana/Jaçanã, na Zona Norte da capital paulista. E a partir disso, houve um debate sobre práticas de acolhimento e atendimento qualificado à população idosa.

Com o tema “Cuidar dos nossos idosos é preservar nossa história”, a iniciativa surgiu diante da crescente demanda de pacientes acima de 60 anos atendidos na região. Dessa forma, o encontro reforçou a necessidade de adoção contínua de boas práticas no cuidado ao idoso, incentivando a empatia e a humanização nos atendimentos.

Atenção especial aos idosos

De acordo com o Dr. André Ramos, Diretor Técnico da Urgência e Emergência da SBCD, a ação reflete o compromisso das unidades de Saúde com um atendimento de excelência. “O foco dessa iniciativa foi o paciente idoso, uma população cada vez mais significativa em São Paulo e que demanda atenção especial. Tivemos a oportunidade de trocar experiências e fortalecer a rede de apoio, contando com a presença de representantes da Assistência Social, da Polícia Civil e do conselho de saúde do idoso”, destacou.

Para Danielle Ferreira Moraes, gerente da UPA Jaçanã, o encontro foi essencial para estreitar os laços entre os serviços de saúde e demais setores envolvidos no cuidado ao idoso. “Estamos elaborando um documento que auxiliará as unidades de Saúde a orientar seus profissionais na oferta de um atendimento mais diferenciado e qualificado para essa população tão importante e que merece toda a nossa atenção”, afirmou.

A escrivã Elaine Cristina Lacerda, da 4ª Delegacia de Proteção ao Idoso da Zona Norte, também participou do encontro e ressaltou a importância da articulação intersetorial. “Eventos como esse são fundamentais para fortalecer a comunicação entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Segurança. Quando falamos de atenção ao idoso, essas três áreas precisam atuar juntas e de forma integrada”, concluiu.

Pular para o conteúdo