SBCD

Profissionais da Saúde de Cubatão participam de palestra em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

4 fev 2025

Colaboradores da SBCD participam de palestra em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. Foto SBCD.

Uma palestra com o tema: “a oncologia no contexto feminino” foi promovida a profissionais que atuam nas Unidades de Saúde do município de Cubatão. O evento ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira, 4 de fevereiro.

Ministrada pelo Dr. Maurício Sabbatino de Carvalho, coordenador da maternidade do Hospital Municipal de Cubatão e médico especialista em pré-natal de alto risco, a palestra teve por objetivo ressaltar a importância da prevenção e do conhecimento como ferramentas essenciais na luta contra o câncer.

A iniciativa partiu do núcleo administrativo da Atenção Primária à Saúde de Cubatão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal.

O encontro ocorreu no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e levou os participantes a reflexões importantes sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores ginecológicos, com foco especial no câncer de mama e no câncer de colo do útero.

O evento foi promovido pelo núcleo administrativo da Atenção Primária à Saúde de Cubatão (SP). Foto SBCD.

“Conscientização é a palavra-chave. É por meio dela que conseguimos aumentar a procura da população pelos serviços de saúde e melhorar o rastreamento e o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura, já que a mamografia e o exame preventivo são os principais aliados na busca por essa detecção precoce. Também é preciso estimularmos mudanças no estilo de vida, combatendo o sedentarismo, incentivando a prática de atividades físicas e melhorando a alimentação, fatores diretamente ligados ao desenvolvimento de tumores”, destacou o Dr. Maurício Sabbatino.

Cristina Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, ressaltou que a troca de informações, a sensibilização e o engajamento de todos é fundamental para salvar vidas e fortalecer o compromisso com a saúde da mulher. “Essa palestra foi extremamente enriquecedora. Precisamos multiplicar essas informações, pois mesmo conhecendo sobre o assunto, sempre há algo novo a aprender”, lembrou.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, serão registrados 704 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir os impactos da doença e o aumento nas chances de sucesso do tratamento.

Pular para o conteúdo