Unidade já prestou mais de 3.200 atendimentos desde janeiro e reforça os cuidados aos pacientes com sintomas da doença
Desde o dia 6 de janeiro, o Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, em Iturama (MG), conta com um Centro de Atendimento à Dengue, uma estrutura dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com sintomas da doença.
Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Iturama, o ambulatório tem o objetivo de oferecer mais agilidade na assistência e um cuidado ainda mais especializado aos pacientes.
Em menos de um mês de funcionamento, a unidade já realizou mais de 3.200 atendimentos e 1.700 exames específicos para detecção da dengue. “Nosso compromisso é garantir um atendimento rápido e eficaz para aqueles que necessitam. O hospital, junto com a SBCD, está empenhado em oferecer o melhor cuidado possível e, ao mesmo tempo, fortalecer as ações de combate à doença”, destaca Danilo Paixão, gerente da unidade.
Diagnóstico e sintomas da dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Além dela, o mosquito também pode transmitir a zika e a chikungunya, que apresentam diferenças nos sintomas: enquanto a dengue costuma causar febre alta, dores no corpo e manchas na pele, a zika pode gerar erupções cutâneas e conjuntivite leve, e a chikungunya é marcada por dores intensas nas articulações, podendo persistir por meses.
Os principais sintomas da dengue incluem:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares e articulares;
- Manchas vermelhas na pele;
- Fadiga e fraqueza;
- Sangramentos leves (em casos mais graves);
- O diagnóstico da doença é feito por meio de exames laboratoriais específicos, como testes sorológicos e de detecção do vírus no sangue.
Estrutura do ambulatório
Para garantir um atendimento eficiente, o Centro de Atendimento à Dengue conta com uma estrutura adequada, composta por:
- 16 leitos
- 1 Recepção
- Equipe de Triagem
- 2 consultórios
- 2 médico
- 4 técnicos de enfermagem
- 2 enfermeiros
A unidade está localizada na Rua Cidade do Prata, 415 – Centro, Iturama (MG), e opera diariamente para atender a população de forma rápida e humanizada.
O gerente reforça a importância das medidas de prevenção no combate à dengue. “A população também tem um papel fundamental. Eliminar criadouros do Aedes aegypti é essencial para evitar a propagação da doença. Estamos trabalhando junto com a Prefeitura para garantir os melhores cuidados, mas precisamos da colaboração de todos”, ressalta Danilo Paixão.