SBCD

Profissionais que atuam no Novo Hospital Regional de Picos assistem palestras sobre atendimento de urgência a pacientes psiquiátricos

17 dez 2024

Embora o NHRP ainda não contemple leitos específicos voltados à saúde mental, o evento foi importante como forma de pensar e preparar a equipe quanto aos fluxos de admissão e acomodação futura

Equipe do Novo Hospital Regional de Picos recebe palestras sobre atendimento pré-hospitalar e de urgência a pacientes psiquiátricos. Foto SBCD.

Parte da equipe que atua no Novo Hospital Regional de Picos, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), teve a oportunidade de participar de palestras, atividades e discussões sobre a possibilidade de implantação de novos leitos de saúde mental em hospitais do Estado do Piauí. O evento começou com uma apresentação da equipe da Diretoria Assistencial de Saúde Mental do Piauí (DASM-PI). Após a explanação, deu-se início às palestras, ministradas por profissionais com especialização em atendimentos direcionados à saúde mental e que abordaram, entre outros temas: atendimento pré-hospitalar e de urgência a pacientes psiquiátricos, identificação de sinais e sintomas, avaliação do quadro do paciente e hipóteses diagnósticas.

Modalidades de intervenções assistenciais de psicologia hospitalar, desenvolvidas com gestantes e puérperas internadas nos leitos de saúde mental, foi outro tema em pauta. Na oportunidade, discutiu-se a subjetividade de cada paciente, os relacionamentos interpessoais e as condições de saúde e do ambiente em que ela está inserida, bem como as vulnerabilidades psicossociais e a contextualização cultural. Sintomas em casos de crises psíquicas, abstinências de drogas ilícitas, comunicação empática e busca ativa de pacientes também estiveram em pauta.

Embora o Novo Hospital Regional de Picos ainda não contemple leitos específicos voltados à saúde mental, a iniciativa foi de grande relevância como forma de pensar e preparar a equipe quanto aos fluxos de admissão e acomodação futura. Essa iniciativa proporciona novas perspectivas a toda equipe ali presente, sendo relevante para a concretização de uma realidade mais eficaz e humana com esses pacientes então beneficiados. “Participamos de uma qualificação à equipe dos leitos de saúde mental, ela aconteceu como forma de capacitar os profissionais da área da saúde a acolher os pacientes, visando também a implementação de novos leitos nos municípios que ainda não são assistidos. A implementação dos leitos de saúde mental faz parte da rede de atenção à saúde, a nossa RAS (Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pelo SUS, com o objetivo de encaminhar o paciente ao poder assistencial mais adequado ao seu estado de saúde), e são implementados como forma de romper com o modelo manicomial e integrar esses pacientes às diversas áreas clínicas de forma humanizada”, explica Priscila Oliveira, Psicóloga do NHRP.

Mesmo que o NHRP ainda não tenha leitos específicos voltados à saúde mental, a iniciativa é relevante para a concretização de um atendimento mais eficaz e humano. Foto SBCD.

Membros da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também participaram da ação. A equipe fez uma apresentação demonstrativa e contextualizada sobre como abordar um paciente psiquiátrico em crise e a importância de treinar toda a equipe de qualquer unidade de saúde para orientá-los sobre quais redes de apoio devem ser acionadas para prestar suporte quando necessário. “Participar deste evento foi extraordinário! Além de ter sido fundamental por várias razões, dentre elas, posso citar que no mínimo eu atualizei e enriqueci meus conhecimentos quanto ao tema. Ouvi experiências vividas, aprendi técnicas de abordagem, tecnologias que podem ser utilizadas, trocas de experiências, aperfeiçoei habilidades. Isso já é algo tão recompensador, porque através de tudo o que aprendi, poderei oferecer uma assistência de qualidade dentro desse cenário da psiquiatria. E estar presente como profissional representado o Novo Hospital Regional foi uma honra e uma responsabilidade muito grande, pois tudo o que eu ouvi, vivi e aprendi, agora eu posso multiplicar aqui na unidade. E é outra coisa que me deixa bastante feliz, poder dar a esses pacientes um atendimento de qualidade com o conhecimento necessário para isso “, finaliza Joserlane Xavier, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do NHRP.

Pular para o conteúdo